Resumo

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Subjetivações na língua-cultura do Outro : fascínio, visibilidade e laço social

Márcia Barros Barroso

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - B278s


Resumo:
Esta pesquisa de doutorado desenvolveu-se a partir de inquietações e indagações sobre os modos como sujeitos brasileiros de baixa renda se relacionam com a língua-cultura inglesa e como essas relações operam em sua constituição subjetiva. Objetivamos, de maneira geral, contribuir para uma reflexão sobre os efeitos de programas interculturais, envolvendo o contato com a língua-cultura inglesa, na constituição identitária de jovens. A hipótese de pesquisa é de que, mesmo sendo frequentemente oferecida ao jovem brasileiro como uma promessa/uma ferramenta de acesso a um futuro economicamente estável, a língua-cultura inglesa possibilita um movimento de reinvenção de si. Trabalhando há anos no ensino da língua inglesa como disciplina escolar, observamos a presença e a valorização da língua na grande profusão de programas sociais, de cunho assistencialista, no Brasil, criados e/ou apoiados pelo chamado Terceiro Setor da economia. Assim, tendo como universo de pesquisa o Programa Jovens Embaixadores, da Embaixada dos EUA, constituímos o corpus discursivo a partir de trechos de entrevistas de alguns jovens que participaram do Programa. Problematizamos o discurso institucional e lançamos um olhar sobre os dizeres dos jovens, ancorados no cabedal filosófico-metodológico da linha discursivo-desconstrutiva, que abarca os estudos do discurso, a desconstrução e a psicanálise freudo-lacaniana e que tem, como alguns dos principais autores, Michel Foucault, Jacques Derrida, Sigmund Freud e Jacques Lacan. Essa perspectiva contempla tanto nossa argumentação quanto o modo de tratar o corpus ao fazer sua análise, cujos resultados evidenciam sentidos de fascínio, dívida, gratidão e do estabelecimento de laço social em relação ao Outro-norteamericano, possibilitadas pelo desejo desse Outro e da inscrição no conjunto de dizeres e sentidos por este veiculados. Captura-se, também, uma dose relevante de prazer narcísico, advindo tanto da visibilidade, conferida pela posição sujeito de Jovem Embaixador, quanto da posição de poder de quem ajuda o Outro do sonho americano, em sua língua e em sua terra. Assim, a questão do laço social e da reconstituição subjetiva numa outra discursividade configuram-se como elo de sustentação desse enodamento dos jovens participantes na língua-cultura inglesa-norteamericana.

Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino; Linguagem e cultura; Visibilidade; Subjetividade; Desejo; Estudantes do ensino médio; Escolas públicas - Brasil.

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