Resumo

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Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico

Cinthia Sayuri Misaka

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Mestrado em Linguística - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M68e


Resumo:
Esta dissertação busca analisar o percurso de um jovem afásico brasileiro, denominado GF, aprendendo a língua japonesa. O acompanhamento longitudinal se deu em sessões individuais no Centro de Convivência de Afásicos (CCA/UNICAMP) e toma como base os princípios teóricos e metodológicos da Neurolinguística Discursiva (ND), proposta por Coudry (1986/1988). Na perspectiva teórica da ND, o sujeito afásico perde a familiaridade com a língua e com o seu uso (COUDRY, 2010). No entanto, na relação com seu interlocutor, acontecem outras possibilidades de dizer que se apresentam como processos alternativos (COUDRY, 1986/1988), tais como a fala que lhe resta, os gestos, a escrita, os desenhos ou a mímica. Esses processos revelam a atuação da neuroplasticidade cerebral (LURIA, 1977) na reconstrução linguístico-cognitiva, isto é, áreas adjacentes às lesionadas podem assumir parte do papel atribuído a elas, o que só ocorre em ambiente discursivo. Desta forma, foi realizada a experiência de aprender japonês como uma prática de linguagem que poderia ter um efeito na reconstrução de língua materna (L1) de GF. Para tanto, foram desenvolvidas atividades de japonês pela pesquisadora e adaptadas às necessidades do sujeito, considerando seu quadro afásico. Como resultado, foi observado que o contato com uma língua bastante diferente da sua língua materna fez com que GF utilizasse um raciocínio intelectual também diferente, potencializando um vai e vem entre os dois hemisférios cerebrais, focalizando tanto aspectos verbais (hemisfério esquerdo) quanto aspectos espaciais ou visuais (hemisférios direito e esquerdo) das duas línguas que se inter-relacionam. Tal experiência resultou em um trabalho linguístico-cognitivo produtivo, a partir do qual GF produziu sentidos verbais e não verbais, reconheceu as suas dificuldades, dando-nos pistas sobre os processos em curso. Isso nos permitiu intervir, compreender suas dificuldades e encorajá-lo a enfrentar novos aprendizados.


Palavras-chave: Afasia; Afásicos - Brasil; Neurolinguística discursiva; Língua japonesa - Estudo e ensino - Falantes de português.

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