Divulgação científica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Camila Delmondes Dias

Orientador(a): Vera Regina Toledo Camargo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - D543d

A pesquisa teve como objetivo verificar como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – instituição de ensino superior vinculada ao Ministério da Defesa (MD) – foi divulgado na Folha de S. Paulo, no período 01.01.1950 a 31.12.2015, tendo em vista às competências desse Instituto nos campos do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Metodologia: Trata-se de um Estudo de Caso, de naturezas qualitativa, descritiva e exploratória, que utiliza a metodologia de Análise do Conteúdo, proposta por Laurence Bardin, e a taxonomia proposta por José Marques de Mello no que se refere à identificação dos gêneros jornalísticos. Ao todo, foram classificadas e analisadas 1.422 Unidades Jornalísticas (UJ) para a palavra-chave “Instituto Tecnológico de Aeronáutica”, elencadas no acervo online da Folha de S. Paulo. Resultados: Os dados coletados demonstraram que, majoritariamente, as publicações referentes ao ITA na Folha de S. Paulo foram alocadas Gênero Jornalístico Informativo (84%), em comparação com os gêneros Utilitário (8%), Opinativo (6%), Interpretativo (2%) e Diversional (0%). No que tange aos formatos Notícia e Reportagem, foco da Análise, a pesquisa identificou preponderância da angulagem convencional para os textos jornalísticos, com preferência de fontes de informação institucionais, como instituições de ensino e pesquisa e/ou instituições governamentais, e o protagonismo de cientistas entre os principais entrevistados das matérias. Considerações finais: A análise de sete reportagens de divulgação científica sobre o ITA, tendo em conta os períodos de Pós-Guerra [01.01.1950 até 31.03.1964], Regime Militar [01.04.1964 a 15.03.1985] e Nova República [a partir de 16.03.1985 até 31.12.2015], permitiu verificar que os militares capitalizaram as conquistas científicas e tecnológicas advindas do ITA, como uma consequência direta e positiva dos altos investimentos realizados pelo Regime Militar em ciência e tecnologia. No período analisado, a ciência produzida no ITA e divulgada na Folha de S. Paulo esteve atrelada à noção de soberania do Brasil no desenvolvimento de pesquisas de ponta, realizadas na fronteira do conhecimento, em consonônancia com os países mais desenvolvidos do mundo, apesar da realidade brasileira, em termos de investimentos em C&T, estar muito aquém do esperado. Na atualidade, a Força Aérea Brasileira (cuja comunicação abrange o ITA) tem buscado mecanismos para desvencilhar-se do obscurantismo deixado pelo período de Ditadura Militar, com a publicação periódica, objetiva e mais abrangente de normas, diretrizes e manuais de comunicação e de relacionamento com a sociedade e a mídia em geral, posicionando-se institucionalmente sobre diversos assuntos de interesse nacional, dentre os quais, a ciência e a tecnologia.

Palavras-chave: Instituto Tecnológico de Aeronaútica (Brasil); Brasil. Força Aérea Brasileira; Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Brasil); Folha de S. Paulo (Jornal) - Estudo de casos; Divulgação científica - Brasil; Gêneros textuais - Estudo de casos.