Resumo: O Facebook em conjunto com outras seis empresas de telecomunicação idealizou o Internet.org, um projeto de inclusão digital que visa alcançar todos os habitantes do planeta, partindo do pressuposto de que o acesso à informação é um direito humano e que promovê-lo seria uma forma de superarmos problemas sociais como desigualdade social, escassez no atendimento médico, baixa escolaridade, dentre outros. A presente pesquisa parte das noções de utopia da comunicação, de Philippe Breton, e da ideologia da Califórnia, de Richard Barbrook e Andy Cameron, para situar ideologicamente o projeto e desta forma destacar seu alinhamento com projetos liberais — no sentido econômico — de sociedade. Para isso realizamos uma análise qualitativa dos argumentos do Internet,org à partir de dois artigos escritos pelo seu idealizador, descrição e análise do material publicitário dos dois primeiros anos do projeto e, para gerar contraste, as falas de seus críticos. O estudo também busca pensar o Internet.org sob a ótica de teorias de inclusão digital, afim de avaliar suas possibilidades benéficas e suas limitações. O projeto não considera de forma adequada todos os recursos necessários, o que no entanto não o, invalida, pois a partir daí abrem-se possibilidades novas ao beneficiário.
Palavras-chave: Facebook (Firma) - Aspectos sociais; Inclusão digital; Utopias; Comunicação - Aspectos sociais; Ideologia - Califórnia (Estados Unidos).