Resumo

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Ritmo e significância nas traduções dos poemas de Guillaume Apollinaire

Gislaine Cristina Assumpção

Orientador(a): Cristina Henrique da Costa

Mestrado em Teoria e História Literária - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - As79r


Resumo:
Guillaume Apollinaire é um autor múltiplo que nunca se deixou enquadrar esteticamente. De fato, seu bom senso e a aparente simplicidade de seus textos, sinônimos de uma obra consumada sem preceitos regidos por escolas literárias, fazem parte de uma liberdade criadora que se abre para uma grande diversidade de formas e nuances poéticas que fascinam o leitor. Este trabalho visa a analisar comparativamente duas traduções brasileiras de quatro poemas do livro Alcools (1913), afim de verificar como elas são concebidas em língua portuguesa, levando em consideração os quase trinta anos que as distanciam. Para isso, optamos por fazer uma leitura dos poemas com base na teoria do ritmo de Henri Meschonnic, visto que seria impossível abranger o estudo de todas as nuances da escrita apollinariana a partir da dualidade do signo linguístico. Pudemos confirmar pela reescrita dos poemas que ambos os tradutores encontram diferentes maneiras de recuperar o trabalho poético de Guillaume Apollinaire e as diferenças entre as traduções refletem a historicidade de cada tradutor.

Palavras-chave: Apollinaire, Guillaume, 1880-1918 - Traduções para o português; Poesia francesa - Traduções para o português; Ritmo; Oralidade.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
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