Resumo

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A representação do escritor em Ilusões Perdidas

Melissa Raquel Zanetti Franchi

Orientador(a): Jefferson Cano

Mestrado em Teoria e História Literária - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Z16r


Resumo:
Esta pesquisa pretende perscrutar de que maneira a representação do escritor em Ilusões Perdidas contribui para a compreensão da situação da literatura e da sociedade no início do século XIX, partindo da dicotomia, estabelecida por Balzac, entre o Cenáculo de Daniel D’Arthez e o jornalismo. Para isso, faz-se necessário apresentar um breve panorama do estatuto do homem de letras e mobilizar o conceito de “gênio”, que, em suas ligações com a melancolia e a incompreensão dos contemporâneos, funciona como sanção e legitimação do literato. Sua sacralização, preconizada no pensamento romântico, como afirma Bénichou (1973), entra em conflito com a ascensão da “literatura industrial” (SAINTE-BEUVE, 1839), folhetinesca, ligada à lógica burguesa e ao jornalismo, veementemente criticado por Balzac. Esse conflito culmina na mútua influência entre os campos literário e jornalístico (THÉRENTY, 2007), que permanecem, por muito tempo, entremeados – na figura do literato (que atua em ambos) e no estilo de escrita. É escopo do trabalho problematizar também as demais oposições sobre as quais o romance se constrói, de forma a discutir possíveis aproximações e sentidos para o momento histórico representado: burguesia e boemia, classicismo e romantismo, capital e província, literatura-missão e literatura-profissão. Busca-se destacar a confluência entre esses conceitos na emergência de uma sociedade capitalista, em que todos os indivíduos encontram-se inexoravelmente interligados pelo próprio processo de produção que a move. A análise acessória de outras obras da Comédia humana que retratam o escritor possibilita uma compreensão mais aprofundada sobre o tema da atração exercida pela carreira literária nas narrativas de Balzac, autor cuja atuação em prol da regularização dos direitos autorais e da formação de uma sociedade de escritores é marcante. Recorre-se também a periódicos e outros impressos coetâneos a fim de investigar a condição de publicação e a recepção da obra balzaquiana.

Palavras-chave: Balzac, Honoré de, 1799-1850; Escritores; Jornalismo; Classe média; Boemia; Representações sociais; Literatura e sociedade - Séc. XIX.

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