Resumo

Versão para impressão
Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade

Vitória Eugênia Oliveira Pereira

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P414a


Resumo:
Naturalizada como conflituosa, a prática de escrita na Universidade é marcada por dificuldades pouco discutidas. A questão da escrita no ensino superior tem sido silenciada porque se encerra na “simples explicação” de que o aluno, formado por um ensino básico deficitário, não sabe escrever. Esta dissertação, em filiação à Análise de Discurso francesa, pretende se deslocar dessa concepção reducionista, sustentando a discussão na compreensão da escrita enquanto instrumento político e da função-autor como uma função histórica. Esse posicionamento teórico reformula a questão da autoria como uma questão de direito à interpretação. Assumir-se autor, ocupar essa posição, é se representar nesse lugar: reconhecer-se e representar-se capaz de dizer o que quer dizer. Nosso objetivo é, portanto, compreender as representações da autoria na Universidade. O que o sujeito-aluno universitário significa como “ser autor” e quando ele se reconhece realizando essa imagem? Para isso, construímos um corpus composto por uma entrevista semiestruturada com quatro alunos do curso de Letras da Universidade Estadual de Campinas. As análises nos mostram que o aluno, formado em um processo de escolarização que lhe obriga ao lugar daquele que não-sabe e que, por isso, deve parafrasear sentidos autorizados a ele, é, na Universidade, convocado à responsabilização pelo seu dizer. Esse sujeito-aluno não reconhece espaço na relação com o outro (outros sentidos, outros discursos) para se autorizar a dizer o que quer dizer e, por isso, tem dificuldades de se inscrever nos discursos acadêmico e científico. Pretendemos, com essa discussão, contribuir para a construção de lugares, na Universidade, que trabalhem a compreensão da dimensão política e ideológica da escrita, isto é, dos processos históricos, políticos, simbólicos, inconscientes, que operam entre o querer escrever e o escrito.

Palavras-chave: Autoria; Escrita - Estudo e ensino (Superior); Universidades e faculdades; Estudantes universitários; Análise do discurso.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.