Resumo

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Caminhos para a visibilidade internacional : um estudo de caso sobre as estratégias de divulgação de três periódicos brasileiros de Ciências Humanas

Kátia Harumy de Siqueira Kishi

Orientador(a): Germana Fernandes Barata

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Si75c


Resumo:
Esta pesquisa de mestrado avalia três revistas científicas de Ciências Humanas para entender qual o papel das estratégias de divulgação científica frente às crescentes pressões por aumento da visibilidade e internacionalização com as quais elas têm sofrido. As revistas científicas analisadas são: História, Ciências, Saúde – Manguinhos, da Casa Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mana: Estudos de Antropologia Social, do Museu Nacional (UFRJ), e RBPI – Revista Brasileira de Política Internacional, publicação do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais. As revistas foram selecionadas por serem consideradas referências em suas áreas do conhecimento, bem avaliadas no sistema nacional Qualis Periódicos e internacional Scimago Journal Rank (SJR). Historicamente, as Ciências Humanas são pressionadas a seguir os mesmos caminhos traçados pelas Ciências Naturais para se legitimarem no campo da pesquisa. Mais recentemente, o principal indexador de revistas científicas nacionais, o SciELO, estabeleceu novos critérios de indexação que, se por um lado, incentivam o aumento de qualidade das publicações, também incentivam as exigências por: produtivismo acadêmico; avaliação por métricas de citações; internacionalização da produção científica, sobretudo, com mais uso do inglês nos conteúdos; e maior velocidade no processo de editoração e divulgação dos artigos. Um caminho possível para essas revistas, e que será aqui analisado com entrevistas semiestruturadas, é o uso da divulgação científica como estratégia para aumentar a visibilidade, além de tentar compreender se o uso de métricas alternativas para complementar as métricas por citações está sendo viável no Brasil. Entre os resultados, esta pesquisa constata que a divulgação não é o principal fator da internacionalização, no entanto, a internacionalização vem motivando a divulgação científica, sendo que, com investimentos adequados, é possível ter mais oportunidade para experiências interessantes e inovadoras, como o caso da revista Manguinhos, que nota o aumento de acessos ao periódico e engajamento do público com as ações desenvolvidas, o que agrega mais valor social para a revista, além de registrar experiências interessantes de divulgação científica, investidas pela RBPI, e os motivos de resistência da revista Mana.

Palavras-chave: Periódicos brasileiros - Estudo de casos; Humanidades; Citação - Métodos estatísticos; Internacionalização; Visibilidade; Divulgação científica.

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