Resumo

Versão para impressão
Crise hídrica na região metropolitana de Campinas : estudo das matérias publicadas no jornal Correio Popular (2014-2015)

Catarina Bicudo Leite

Orientador(a): Vera Regina Toledo Camargo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - B473c


Resumo:
As mudanças no clima estão em destaque em nossa sociedade. Compreender esses cenários e como esses temas estão presentes nos jornais foram o ponto de partida para esse estudo. A dissertação “Crise Hídrica na Região Metropolitana de Campinas: Estudo das Matérias Publicadas no Jornal Correio Popular (2014-2015)”, investigou as abordagens das matérias de 688 edições de jornais do Correio Popular, sendo 341 unidades de 2014 e 347 unidades de 2015, assim como os relatórios dos principais órgãos e entidades de gerenciamento hídrico do país. Trata-se de um Estudo de Caso, de natureza qualitativa e quantitativa, descritiva e exploratória que utilizou a metodologia da Análise de Conteúdo. O estudo concluiu que a imprensa responsabilizou as mudanças climáticas pela crise hídrica, devido à falta de chuvas, e a população pela utilização excessiva da água, preservando a gestão política de suas responsabilidades. Também tornou evidente que a imprensa não recorreu às fontes mais qualificadas de informações, como cientistas e gestores públicos, e por outro lado, autoridades públicas não foram transparentes sobre a gravidade da situação, descumprindo a Lei de Acesso à Informação. Para um amplo entendimento sobre os aspectos e os fatos que culminaram na crise hídrica, a dissertação apresenta e reflete sobre as relações sociológicas e políticas envolvidas no tema.

Palavras-chave: Correio Popular (Jornal); Abastecimento de água - Campinas, Região Metropolitana de (SP); Crises - Estudo de casos; Mudanças climáticas; Divulgação científica.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.