A língua cantada no início do século XX : norma e processos fonológicos do português brasileiro

Julia da Rosa Silva

Orientador(a): Emilio Gozze Pagotto

Mestrado em Linguística - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - R71L

Este trabalho trata da investigação da língua cantada em canções populares brasileiras gravadas nas quatro primeiras décadas do século XX. A pesquisa tem por objetivo averiguar quais processos fonológicos se refletiam na língua cantada, a fim de apurar o estado de mudanças fonológicas em relação a acontecimentos históricos relacionados à música popular. Para a investigação da língua cantada, adotamos a Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]), perspectiva que toma a língua como objeto de estudo no contexto social da comunidade de fala, prevendo, em seu interior, heterogeneidade ordenada. Com vistas a obter um panorama fonológico, os processos selecionados para investigação foram a realização de /t/ e /d/ diante de [i], a realização de /l/ e /s/ em coda silábica medial e final e a realização de /e/ e /o/ em posição átona final. O corpus da pesquisa é constituído por 48 canções interpretadas por 43 artistas brasileiros entre os anos de 1902 e 1938 e coletadas do acervo musical do Instituto Moreira Salles, que compreende uma vasta quantidade de gravações originais de músicas populares. De modo geral, observamos que a) a palatalização de /t/ e /d/ diante de [i] era um processo pouco frequente no início do século XX, sendo aos poucos introduzida na língua cantada a partir de 1930; b) a pronúncia vocalizada do /l/ em coda, pouco comum no início do século XX, foi se implementando gradualmente a partir de 1925; c) a realização do /s/ em coda revelou predominantemente a pronúncia alveolar, com exceção de algumas canções interpretadas por artistas que tendiam a palatalizar; d) a elevação das vogais /e/ e /o/ em posição átona final demonstrou já estar estabelecida no início do século XX, embora alguns intérpretes ainda mantivessem a pronúncia conservadora, principalmente nas ocorrências da vogal média posterior arredondada. Mesmo traçando algumas tendências para a língua cantada no recorte estabelecido, percebemos que a articulação entre período e intérprete foi fundamental para a análise dos dados que, em alguns casos, destoou do padrão de pronúncia esperado para a época, o que revelou que, apesar de existirem padrões, a música popular abre espaço para a exteriorização de um estilo próprio de pronúncia de cada indivíduo.

Palavras-chave: Música popular - Brasil - Séc. XX; Música e linguagem; Língua portuguesa - Brasil - Fonologia; Língua portuguesa - Brasil - Variação; Mudanças linguísticas; Sociolinguística.