Resumo

Versão para impressão
Blogs de Moda 3.0 : revolução do consumo e da informação na web

Renata Bonilha Esteves

Orientador(a): Vera Regina Toledo Camargo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Es85b


Resumo:
A ac?a?o de cobrir o corpo e? nomeada com o verbo vestir e ao ato de selecionar uma roupa especi?fica para um uso determinado e? utilizado o termo vestimenta. Essa diferenciac?a?o ocorre ao longo da evoluc?a?o do homem. Segundo estudiosos gregos e chineses, a motivac?a?o para vestir o corpo era a protec?a?o. O pudor e? apontado pela bi?blia como outro fator para cobrir-se. Com a evoluc?a?o do homem e o passar dos se?culos os fatores se alteraram: inicialmente para diferenciar castas, formas de poder, como por exemplo diferentes patentes do exe?rcito e indicac?a?o de riqueza. A vestimenta como ato de seduc?a?o passa a ser usada muito tempo depois, acompanhando as evoluc?o?es e revoluc?o?es presentes na sociedade. Durante o se?culo XX e XXI e com a chegada da internet, blogs e redes sociais, o vestir torna-se espetacular, a roupa torna-se mais do que um si?mbolo ligado ao poder e hierarquia, transformando-se em identificac?a?o e pertencimento social. Esse rico cena?rio desencadeou o objetivo dessa pesquisa que e? analisar duas blogueiras de moda, Camila Coelho (Super Vaidosa - 2010) e Ju?lia Silva (2012) que agregam um alto nu?mero de seguidores, mais de 3.000.000 de indivi?duos. Para compreender esse cena?rio, utilizaremos uma metodologia hi?brida com e?nfase no Estudo de Caso. E? um estudo de natureza descritiva e explorato?ria que utilizara? a metodologia de ana?lise do conteu?do para avaliar os conteu?dos dos blogs. Os conteu?dos observados em posts giram em torno de tende?ncias, muitas vezes ligados a venda de produtos, looks do dia, em que as autoras do blog mostram o que usam, muitas vezes com pec?as de marcas patrocinadoras, anu?ncios expli?citos, conteu?dos ligados a vida pessoal, e por fim os chamados vlogs, vi?deos em que mostram a vida real, uma espe?cie de reality show editado. O feno?meno comunicacional desencadeia o consumo da moda, e em meio a essas observac?o?es, surge a ideia de criar um blog que va? a? contracultura, o Poa? Amarelo, com o objetivo de construir um conteu?do de moda contextualizado com o histo?rico e que as tende?ncias sejam explicadas em uma ana?lise critica. Durante a pesquisa foram feitos testes de audie?ncia nesses blogs pesquisados que alcanc?aram 6 milho?es visualizac?o?es do conteu?do e 3 milho?es pessoas no Facebook. Os conteu?dos desenvolvidos para o Poa? Amarelo tambe?m possui?ram estrate?gias de marketing, como teste de produtos, tutoriais e dicas. Pensando em uma ligac?a?o triangular entre os assuntos, a dissertac?a?o se desenvolve com os seguintes ve?rtices: moda, na perspectiva da histo?rica e comercial; blogs e blogueiras, como um feno?meno de comunicac?a?o; e o consumo. Essas pontas se encontram com o objetivo de mostrar um cena?rio maior: o feno?meno cultural da construc?a?o de imagens ta?o fortes a ponto de vender milho?es em uma sociedade que se espelha nessas figuras.

Palavras-chave: Moda - Blogs; Consumo (Economia); Blogueiras e blogueiros - Estudo de casos; Comunicação e cultura; Jornalismo.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.