Resumo

Versão para impressão
Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças

Thiago Ferreira Basílio

Orientador(a): Paulo Cesar da Silva Teles

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - B292i


Resumo:
O Intervalo Filosófico foi um programa produzido por estudantes em nível de graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Sua proposta, à época, era um tanto desafiadora: através de um formato de radiodramaturgia, transmitido por meio de uma emissora online (a Rádio Unasp), falar de filosofia para crianças de 8 a 11 anos. Sem muitas referências ou estudos prévios para compreender ou situar questões básicas relacionadas à linguagem e a forma de abordagem mais adequada do tema para esse público, foi utilizada a intuição dos estudantes na tentativa de alcançar o objetivo da proposta que era o de falar sobre filosofia de forma simples, divertida e educativa. Após três anos da sua execução, o projeto já pronto (44 episódios) foi analisado por esta dissertação, que vai desdobrar seu estudo a partir de questões fundamentais para aferir a possibilidade de utilização do material para o ensino da filosofia ao público proposto: a linguagem radiofônica como meio potencialmente educativo (resgatando aspectos históricos, exemplos de destaque e questões relativas ao gênero de radiodramaturgia); a importância de se introduzir a filosofia ainda na infância (possibilitando o saber como potencial protagonista no fomento da formação de cidadãos alteros e intelectualmente emancipados); e a aprendizagem e desenvolvimento da criança (trazendo uma abordagem pedagógica sobre como funciona os processos que levam a um ensino eficiente no contexto da infância). Essas informações articuladas sob a visão de importantes teóricos que concentram seus estudos em áreas como linguagem radiofônica; rádio educativa; comunicação e educação; filosofia; educação filosófica; e pedagogia, somadas e articuladas com entrevistas em profundidade realizadas com o público proposto ao projeto e especialista foram norteadoras para a análise do programa Intervalo Filosófico, observações que geraram importantes pareceres sobre o projeto. Isso possibilitou que as conclusões do estudo com diagnósticos sobre as três áreas que precisam ser compreendidas para maior efetividade de tal proposta (retomando, linguagem radiofônica, a filosofia na infância e aprendizagem e desenvolvimento da criança), gerasse uma estrutura conceitual suficiente para sistematizar uma ideia que, atendendo às constatações do estudo, se torne viável, seguindo objetivo inicial do projeto: ensinar filosofia a crianças, utilizando a linguagem radiofônica. Mas, além disso, explorar espaços mais abrangentes para que tal conhecimento chegue e fale de forma adequada ao público verdadeiramente potencial.

Palavras-chave: Rádio - Programas para crianças; Rádio e crianças - Linguagem; Radioteatro; Comunicação e educação; Filosofia (Ensino fundamental); Estudantes do ensino fundamental.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.