Resumo

Versão para impressão
É menino ou é menina (?) (!) (.) : a fabricação da criança na Divulgação Científica

Fabiana Micaele da Silva

Orientador(a): Marcos Aurelio Barbai

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Si38e


Resumo:
Este trabalho se volta para uma leitura do Discurso de Divulgação Cientifica direcionado para as crianças, a fim de destacar seu uso na produção social dos sentidos circulantes sobre ciência e ainda evidenciar o processo de adaptação do discurso de divulgação cientifica quando escrito para o público infantil. Refletimos o fato de sermos sujeitos constituídos pela linguagem, atravessados pelas palavras que constituem lugares de identificação, e evidenciamos que um desses lugares é o de criança. Por isso, tomamos como espaço de reflexão e de estudo as formações imaginárias da criança que circulam no DDC através das mascotes da revista Ciência Hoje das Crianças, o Rex e a Diná. Por meio deles buscamos a compreensão quanto as relações de força instituídas pela linguagem, como a adulto-criança e a menino-menina, que definem a posição-sujeito de cada um no discurso. Sustentamos ao longo da dissertação a problemática de gênero e admitimos que bem antes de nascer toda criança é significada através de uma binariedade particular, feminino ou masculino, menino ou menina. Examinamos a maneira como se fabricam os meninos e meninas no DDC infantil, destacando, como o discurso de gênero está inserido na Divulgação Cientifica para esse público. E através da análise verificamos uma distinção entre os lugares do menino e da menina no campo cientifico, bem como dos modelos de feminino e masculino que a ciência proporciona para eles. Ainda por meio da análise sobre as personas de Rex e Diná compreendemos como os sentidos de ciência, de cientista, de criança, de menino e de menina circulam e se atualizam. Por isso, consideramos tão importante escutar dentro do DDC para as crianças esse processo discursivo das posições-sujeito constituindo os sujeitos e os sentidos, e claramente se evidenciando a ideologia no processo de constituição, formulação e circulação dos sentidos.

Palavras-chave: Ciência Hoje das Crianças (Revista); Análise do discurso; Divulgação científica; Identidade de gênero na comunicação de massa; Comunicação de massa e crianças; Crianças - Linguagem.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.