Resumo

Versão para impressão
Estudo da tragédia de Eurípides As mulheres de Troia : contexto histórico, conceito de gênero e elementos cômicos como parte integrante do enredo

Esther Ferreira Alves

Orientador(a): Flávio Ribeiro de Oliveira

Mestrado em Linguística - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - AL87e


Resumo:
O presente trabalho tem como objeto principal de estudo a tragédia de Eurípides "As Mulheres de Troia". Discorremos sobre a recepção da peça, sua estrutura e enredo, cerceando a possibilidade de encontrar elementos cômicos que criam ao longo da ação dramática momentos de contrastes, tornando a peça dinâmica e interessante. Para tanto, apresentamos: (i) uma análise histórica do teatro em Atenas no século IV a.C, dando ênfase em seu caráter performativo, (ii) as principais críticas relacionadas ao teatro de Eurípides apontadas por Aristóteles em seu livro Poética, (iii) uma breve discussão acerca do gênero trágico e como o uso de elementos cômicos é possível dentro da tragédia, (iv) contra-argumentos à visão bastante difundida – principalmente a partir do séc. XIX pelos irmãos Schlegel – de que a peça consiste em uma longa e entendiante sequência de lamentos episódicos, (v) três exemplos de elementos cômicos dentro da tragédia "As Mulheres de Troia", que tornam o drama multifacetado.

Palavras-chave: Eurípides. As mulheres de Troia - Crítica e interpretação; Teatro grego (Tragédia) - História e crítica.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.