Resumo

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Comunicação e alimentação saudável nas redes sociais : um estudo de caso do programa "Do campo à mesa" (2013 – 2016)

Ádria Costa Siqueira

Orientador(a): Maria das Graças Conde Caldas

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Si75c


Resumo:
Este projeto de pesquisa se propõe a investigar o papel do ciberespaço na promoção da alimentação saudável, como meio alternativo à mídia tradicional para orientação ao público em geral. Para isso será analisado o programa “Do Campo à Mesa”, criado em 2013, nas mídias sociais (Youtube, Twitter, Facebook, Instagram e site) pela jornalista e mestre em Nutrição e Saúde Pública, Francine Lima. O programa veicula conteúdos sobre alimentação de forma crítica e analítica. Não se limita, porém, a abordagens convencionais sobre a composição e nutrientes dos alimentos, mas inclui reflexões ambientais sobre o processo de produção da comida, desde seu plantio, no campo, transporte, comercialização até chegar à mesa do consumidor. Amplia, assim, o debate sobre a alimentação incluindo considerações sobre a qualidade da indústria de alimentos naturais e processados. Trata-se de um Estudo de Caso (Yin, 2001), de natureza qualitativa e utilizará a metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2004). De 2013 a 2016 foram produzidos 120 programas. Desses foram selecionados seis da Temporada do Açúcar (28 de março à 25 de abril de 2016) para serem analisados na pesquisa, considerando os seguintes aspectos: conteúdo, linguagem, formato (recursos audiovisuais) e participação dos internautas. Entre as principais conclusões, está a constatação do ciberespaço como meio potencial para a promoção da saúde e alimentação saudável, popularização da ciência por meio da divulgação científica de qualidade. O uso das redes sociais e principalmente do audiovisual são importantes para o processo comunicativo. Em uma sociedade movida pela imagem e pela informação, é importante a utilização destes meios para a construção de hábitos saudáveis de alimentação e de reflexões críticas sobre a indústria de alimentos. O projeto “Do Campo à Mesa”, com uma linguagem irreverente, mas baseada em conhecimento científico, demonstra por meio dos vídeos analisados e pelos comentários dos internautas, que é capaz de promover mudanças em hábitos alimentares, reduzir problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida. Ao seguir as recomendações do Guia de Alimentar Brasileiro, elaborados com a participação da produtora do programa, demonstra que o público responde positivamente a produções criativas e competentes, que podem se multiplicar, em benefício da população.

Palavras-chave: Do campo à mesa (Programa de Internet); Comunicação - Aspectos da saúde; Nutrição; Hábitos alimentares; Segurança alimentar; Mídia social; Ciberespaço.

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