Palavreando : uma proposta de aplicativo educacional móvel para a aprendizagem de português escrito pelos surdos

Jéssica Vasconcelos Dorta

Orientador(a): Cláudia Hilsdorf Rocha

Co-orientador(a): Ivani Rodrigues Silva

Mestrado em Linguística Aplicada - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - D739p

Esta pesquisa propositiva, de natureza qualitativa e base etnográfica (ANDRE, 2003), tem como objetivo central delinear e analisar as principais características de uma proposta de aplicativo educacional móvel voltado à comunidade surda, Palavreando, cuja finalidade é a aprendizagem de palavras, vista como um processo multimodalizado e discursivo de construção de sentidos em Português. Para isso, investigamos o perfil e as percepções de um grupo de aluno surdos, inseridos em um programa bilíngue de apoio escolar a crianças e jovens surdos, situado em uma universidade pública do interior paulista, em relação à aprendizagem de português escrito, mediada pelas tecnologias digitais móveis. O referencial teórico que norteou o nosso trabalho constitui-se pelos estudos voltados ao (i) campo da Aprendizagem Móvel (McQUIGGAN et al, 2015; SHARPLES, M., 2005); (ii) ao conceito de novos letramentos, tal como definidos, principalmente, por Lankshear e Knobel (2007, 2011); (iii) e à visão sócio-histórica e dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLÓCHINOV, 2011, 2015, 2017). Para cumprir os objetivos traçados para esse estudo, foram adotados como instrumento de produção de dados um questionário online, registros da observação das aulas do programa bilíngue em diário de campo e dois grupos focais. O cruzamento dos dados produzidos a partir desses instrumentos evidenciaram algumas categorias teórico analíticas relevantes para orientar a condução da análise e, portanto, a composição da proposta do app. As noções de multimodalidade, palavra/enunciado, contexto, colaboração e interação entre os usuários foram os conceitos mais significativos. Considerando o contexto sociolinguisticamente complexo dos surdos, Palavreando foi pensado em conjunto com os alunos participantes da pesquisa. Além disso, deve ser compreendido como um objeto aberto e inacabado que ganha vida apenas no uso pela comunidade, ou seja, ele se caracteriza como um recurso que deve estar em constante (re)construção.

Palavras-chave: Surdos - Educação; Estudantes surdos; Língua portuguesa - Ensino auxiliado por computador; Língua portuguesa - Português escrito; Educação bilíngüe; Aplicativos móveis; Tecnologia educacional.