A escrita de monografia no ensino técnico integrado ao médio : uma prática dialógica de letramento acadêmico

Giovana Siqueira Príncipe

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P935e

Inserida no campo da Linguística Aplicada, esta tese tem como objetivo principal discutir, a partir de uma perspectiva dialógica de linguagem, a escrita acadêmica no ensino técnico integrado ao médio, modalidade de ensino defendida por documentos do Ministério da Educação até a recente reforma do ensino médio. No âmbito dessa discussão, busca-se compreender a situação de produção da escrita de monografia, como Trabalho de Conclusão de Curso, em um contexto específico de ensino-aprendizagem, a saber, um curso técnico integrado ao médio em Automação Industrial de uma escola técnica federal, por meio da composição de um mosaico dialógico das práticas de letramento acadêmico envolvidas nessa escrita. A geração dos dados partiu de duas vertentes metodológicas: (i) a base etnográfica sugerida pelos estudos dos Letramentos Acadêmicos, caracterizada pela compreensão do contexto de produção, dando voz aos agentes sociais participantes da prática de letramento, a fim de elucidar os significados por eles atribuídos à escrita da monografia, por meio das entrevistas realizadas com os professores e alunos; (ii) a pesquisa-ação (NOFFKE; SOMEKH, 2005), pelo caráter reflexivo sobre minha própria prática, a partir da minha constituição como uma das mediadoras desse letramento (LILLIS; CURRY, 2006), que até então não contava com a participação do professor de Língua Portuguesa, ou seja, minha mediação passa a fazer parte das relações dialógicas inseridas nas práticas envolvidas na escrita. Os dados foram compostos por transcrição de entrevistas realizadas com os sujeitos de pesquisa, transcrição de áudio-vídeo das minhas aulas, trechos das versões das monografias dos alunos e as apreciações dos professores membros da banca examinadora dos trabalhos. Para a análise dos dados, articulamos o conceito de dialogismo, no sentido bakhtiniano do termo, ao aporte teórico-metodológico oferecido pelos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014) e mais especificamente pela área dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 2006, 1998; LILLIS; SCOTT, 2008), metodologia sugerida por alguns autores brasileiros, dentre eles, Fiad (2015, 2013b, 2011) e Fischer (2010, 2008), que defendem tal articulação para o estudo das práticas dos letramentos acadêmicos em suas pesquisas. A análise é direcionada por três categorias, as quais emergiram da própria análise dos dados, visto que perpassam todas as vozes sociais presentes na prática de letramento: 1) Monografia: concepção do gênero, função social, identidade discursiva de alunos e professores; 2) Concepções de linguagem, de ensino de língua, de letramento 3) A escrita da monografia e as concepções de pesquisa. Os resultados mostraram conflitos de vozes gerados em meio a relações de poder e aspectos ocultos do letramento (STREET, 2009), os quais subsidiam discussões e reflexões sobre a escrita da monografia e seu ensino, no curso técnico integrado ao médio.

Palavras-chave: Letramento - Estudo e ensino (Ensino médio) - Brasil; Letramento - Estudo e ensino (Ensino técnico) - Brasil; Redação acadêmica; Ensino médio; Ensino técnico; Ensino integrado; Dialogismo.