Resumo

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"Entrando pelo youtubo", estudo discursivo da organização semântico-lexical : em foco a categorização

Thalita Cristina Souza-Cruz

Orientador(a): Rosana do Carmo Novaes Pinto

Doutorado em Linguística - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - So89e


Resumo:
Para Lakoff (1990, p.6), “sem a capacidade de categorizar, nada funcionaria de nenhuma maneira, seja no mundo físico ou na nossa vida social e intelectual”. A compreensão acerca de como categorizamos, segundo o autor, é central para o entendimento de como pensamos e do que nos torna humanos. Apesar de ter sido objeto de estudo desde a antiguidade clássica, a última grande discussão no campo da Semântica sobre a categorização foi realizada há cerca de 30 anos, pelos estudiosos da Semântica dos Protótipos. Esta tese retoma essa discussão e se propõe a refletir sobre as formas de organização semântico-lexical no âmbito da Neurolinguística de orientação enunciativo-discursiva. Respaldamo-nos, sobretudo, em autores da vertente sócio-histórico-cultural, principalmente Luria e Vygotsky, no campo da Neuropsicologia; Benveniste (2005), Camacho (1994), Castilho (2010) e Franchi (1980, 1976), por sua visão funcional acerca da linguagem e por questões relativas à subjetividade; bem como Coudry (1986/1988; 2002) e Novaes-Pinto (1992, 1999, 2011, 2014), dentre outros autores da Neurolinguística de orientação enunciativo-discursiva. Nosso principal objetivo é o de refletir sobre o tema da categorização, tanto no funcionamento normal (i.e, em estados não-patológicos), como nas afasias, analisando dados de dois grupos de sujeitos: o primeiro consiste de sujeitos não-afásicos, voluntários em dois protocolos experimentais desenvolvidos para a pesquisa e o segundo de afásicos, participantes do Grupo 3 do Centro de Convivência de Afásicos (CCA/Unicamp). O primeiro expediente com não-afásicos gerou um Banco Virtual de Palavras e o segundo, adaptado de Dubois (1983), avaliou respostas dos sujeitos acerca de 22 categorias da língua. Para os sujeitos afásicos, realizamos um experimento desenvolvido por Luria e conhecido como “Método do Quarto Excluído” e analisamos episódios dialógicos em sessões coletivas do Grupo 3 do CCA. As análises são qualitativas, de cunho microgenético (Góes, 2000). Concentramo-nos, em ocorrências de dificuldades de encontrar palavras, com ênfase na produção de parafasias, por acreditarmos que estes fenômenos esclarecem aspectos do funcionamento e organização semântico-lexical justamente por envolverem dificuldades de categorização. O fenômeno da categorização se mostra como um processo dinâmico, no qual os elementos categoriais estão sempre em movimento e constituídos socioculturalmente. O estudo também mostra como, nas afasias, predominam os enlaces afetivos, como já apontava Luria, o que pode estar relacionado tanto à desestabilização categorial em função dos vários processos impactados nas afasias, quanto pelas dificuldades mais específicas provocadas por lesões frontais que podem alterar a atenção voluntária e processos de natureza meta, reguladores do comportamento e da própria atividade linguística, como já havia apontado Vygotsky.

Palavras-chave: Categorização (Linguística); Semântica; Lexicologia; Parafasia; Anomia; Afasia; Palavras e expressões.

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