Resumo

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O discurso mêmico na construção de novas formas de linguagem sobre divulgação científica através de mídias sociais

Cleyton Carlos Torres

Orientador(a): Cristiane Pereira Dias

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - T636d


Resumo:
A mediação entre o universo da ciência e o universo daquele que lê, o público leitor, aquele afastado do seio da produção da ciência e que obtêm informações a respeito do tema “ciência” através de canais institucionalizados, como a imprensa, sempre foi um dos principais pontos da divulgação científica, porém com o avanço dos canais digitais conectados em rede, essa mediação de informações da comunidade científica para o público leigo ganhou contornos diversificados, como a divulgação de conteúdo de caráter científico em forma de memes por não jornalistas via plataformas de redes sociais, meios que fazem uso dos memes como elementos narrativos na construção de novas configurações de linguagens sobre divulgação científica. Com o objetivo de compreender como essas formas de linguagem podem advir de redes sociais e blogs, essa pesquisa tem como corpus a página no Facebook I fucking love Science, que faz uso desse “discurso mêmico” para divulgar na rede social informações de caráter científico através de memes, formatos de mensagens característicos do meio digital e que utilizam, geralmente, imagens e um tom de ironia, além de montagens propositalmente grotescas. Memes também podem ser classificados como unidades de informação, unidades significativas (ORLANDI, 1995), unidades complexas de significação (ORLANDI, 1982), formadas por texto, imagem, vídeo e áudio, simultaneamente ou de maneira isolada, que são criadas e difundidas dentro do ambiente digital online. O discurso mêmico tendo a materialidade digital como espaço de significação (DIAS, 2012), considerando materialidade não de maneira empírica, mas como processo em que ideologia, língua e inconsciente se relacionam no discurso (DIAS, 2009; 8), atua em um espaço material onde os sentidos circulam e se constituem (idem) de maneira a deslocar a relação entre sujeito, língua, imagem e sentido. Ao se relacionarem entre pares sobre dado assunto e atravessados pelo discurso mêmico, na forma material de memes na materialidade do digital, o sujeito desliza seu relacionamento com a língua e com o conhecimento, já que “a linguagem é, pois, o eixo central da produção de todo e qualquer conhecimento sobre si, sobre o mundo, através da tecnologia (DIAS, 2009; 9). Em uma análise com base na Análise do Discurso (AD), o destaque não se dá no texto do meme e nem na imagem (ou vídeo, montagem, etc.), mas no sentido que cada um produz. O importante a ser ressaltado, nesse ponto específico, não seria o formato em si, mas o efeito de sentido que o usuário produz ao produzir a leitura do meme. O corpus escolhido, desse modo, situa-se em uma página criada em uma rede social em 2012, portanto, muito recente, e que visa divulgar informações científicas através de mensagens que se apropriam, entre outros pontos, mas em grande parte, de componentes mêmicos, que rompem com a forma de leitura sobre ciência já posta, onde se estabelecem novos gestos de leitura dos acontecimentos, muitas vezes divergentes das posições institucionais, fazendo com que os sujeitos assumam uma posição-sujeito, inscritos em uma dada formação discursiva (DIAS; COELHO, 2012).

Palavras-chave: Memes; Redes sociais on-line; Mídia social; Análise do discurso; Divulgação científica; Linguagem e internet.

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