Resumo

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Se conselho fosse bom... : produções de feminilidades no Jornal das Moças e na Capricho

Bruna Ximenes Corazza

Orientador(a): Terezinha de Jesus Machado Maher

Mestrado em Linguística Aplicada - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C81s


Resumo:
Esta dissertação de mestrado, inserida no campo aplicado dos estudos da linguagem, descreve uma pesquisa documental, de natureza qualitativa-interpretativista, cujos objetivos foram (i) analisar as representações de feminilidades construídas em textos de aconselhamento presentes em edições de duas revistas femininas veiculadas em épocas distintas: Jornal das Moças, na década de 1950, e Capricho, nos anos 2000 e (ii) se os conselhos dados às jovens leitoras dessas publicações eram equivalentes nos dois períodos focalizados, ou se o seu teor havia se modificado significativamente com o passar dos tempos. A justificativa para a condução do estudo em questão reside, principalmente, no fato de que análises contrastivas do modo como as mulheres brasileiras vêm sendo representadas na mídia impressa podem contribuir para que tenhamos uma melhor compreensão dos papéis sociais que lhes são frequentemente atribuídos. O aparato teórico que deu sustentação à análise dos dados empreendida compreendeu os conceitos de: gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003); gênero discursivo conselho (HEBERLE, 2004; ROSA, 2006, 2008); representação discursiva (HALL, 1997); identidades (HALL, 2000; SILVA, 2000; BAUMAN, 2005); juventude/adolescência (CÉSAR, 2008) e performatividade de gênero (BUTLER, 1999; LOURO, 1997; PENNYCOOK, 2006). Ainda que se tenha verificado um certo afrouxamento nos padrões de conduta sugeridos para jovens mulheres com o passar do tempo, os resultados da investigação evidenciam que ambas as revistas, exercendo o papel de “amigas conselheiras”, colocam-se como autoridades reguladoras de papéis sociais. Esses resultados sugerem, além disso, que, embora sejam notáveis as conquistas pós movimento feminista, a dependência do olhar masculino no processo de construção discursiva de identidades femininas é ainda mais evidente nos textos publicados nos anos 2000.

Palavras-chave: Capricho (Revista); Jornal das Moças; Identidade de gênero; Feminilidade; Mulheres na comunicação de massa - Brasil - Estudos comparados; Papel social; Adolescentes (Meninas) - Aconselhamento.

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