Resumo: Esse trabalho tem como lugar a cidade de São Paulo, espaço de contradição marcado pela diversidade cultural e desigualdade social. Considerando que a sociedade de classes é permeada por relações de poder, mas também por conflitos sociais e resistências, busca-se compreender como se dão as expressões populares nos espaços urbanos. Assim, a partir das relações entre sociedade e linguagem e entre identidade e estilo, esse trabalho objetiva analisar a constante elaboração da identidade de um motoboy por meio da autoria e da produção de seu Vlog no YouTube, no canal “Motoka Cachorro!!!”, cuja finalidade é mostrar seu cotidiano de trabalho nas ruas da capital paulista. Para isso, essa pesquisa tem como quadro teórico a Sociolinguística e sua relação com os estudos sobre identidade e estilo. A metodologia adotada é a de descrição e análise de recursos linguísticos, textuais e discursivos manipulados pelo motoboy no corpus que compreende nove vídeos publicados nos quatro anos do canal desde seu surgimento em 2014. As análises se centraram nos recursos linguísticos nos níveis da palavra, tais como o uso do diminutivo, de gírias e da enunciação, como o uso de formas de tratamento e de marcadores discursivos, e nos recursos textuais e discursivos de auto e heteroidentificação e de retextualização. Dessa forma, conclui-se que o autor do canal delimita e reforça sua identidade por meio da construção de suas personae relacionadas a sua profissão de motoboy e a sua autoria no Vlog ao passo que constrói sentidos de diferenciação em relação ao outro. Pode-se afirmar que esse Vlog se insere na cultura popular urbana, visto que o autor produz conteúdos que interessam a grupos sociais específicos e, assim, ultrapassa algumas barreiras que os meios de comunicação de massa impõem, permitindo que, por meio do canal, seu cotidiano como trabalhador possa ser retratado por ele mesmo.
Palavras-chave: Motoboys - São Paulo (SP) - História; Motoboys - Linguagem; Língua portuguesa - Estilo; Identidade social; Sociolinguística.