Resumo

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Atividades em cursos a distância de formação continuada de professores de língua portuguesa : dos letramentos digitais aos novos (multi)letramentos

Liliane Pereira da Silva Costa

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Doutorado em Linguística Aplicada - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C823a


Resumo:
Esta pesquisa qualitativa de base documental insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada e teve como objetivo geral analisar atividades propostas para a formação docente em dois cursos de formação continuada, realizados na modalidade a distância (EaD): os cursos Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo/SEE-SP em parceria com Pontifícia Universidade Católica SP, e o curso Educação na Cultura Digital (Núcleo de Língua Portuguesa/Ensino Médio), oferecido em âmbito federal pelo Ministério da Educação/MEC, Secretaria de Educação Básica/SEB e Programa Nacional de Tecnologia Educacional/Proinfo. A análise destinou-se a avaliar em que medida as atividades propostas nos dois cursos poderiam contribuir para uma formação docente que ampliasse os letramentos dos professores, levando aos multiletramentos e aos novos letramentos, de forma que fosse possível articular currículo e tecnologia na prática docente, na direção de um Webcurrículo (ALMEIDA, SILVA, 2011). A base teórica desta pesquisa centra-se nos conceitos de Letramentos (DALEY, 2010; STREET, 2003; HAMILTON, 2000); Novos Letramentos (LANKSHEAR, KNOBEL, 2007); Multiletramentos (GNL, 1996; COPE, KALANTZIS, 2004/2005[2000]) inclusive os princípios norteadores da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE, KALANTZIS, 2009; KALANTZIS, COPE, HARVEY, 2003). As análises revelam que as atividades propostas no curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, elaborado em 2004, já adotavam, em menor grau, os princípios da Pedagogia dos Multiletramentos, mesmo tendo como objetivo inicial o letramento digital dos professores cursistas, além de refletir sobre leitura e escrita em todas as áreas, enquanto que as atividades do curso de especialização Educação na Cultura Digital, proposto em 2014, promovem tanto os multiletramentos quanto os novos letramentos, adotando também os princípios da pedagogia dos multiletramentos, proporcionando ao cursista uma possibilidade de reflexão sobre a própria prática e levando-o a um novo ethos.

Palavras-chave: Professores de português - Formação; Professores de português - Educação (Educação permanente); Língua portuguesa - Brasil - Estudo e ensino; Ensino à distância - Brasil; Tecnologia educacional; Letramento - Estudo e ensino (Educação permanente) - Brasil; Multiletramentos.

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