Resumo

Versão para impressão
A aquisição da voz passiva no português brasileiro : da sintaxe para a morfossintaxe

Carla Pereira Minello

Orientador(a): Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes

Mestrado em Linguística - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M662a


Resumo:
Este trabalho tem por objetivo observar e discutir a aquisição da voz passiva por crianças falantes do português brasileiro (PB), a partir de dados de compreensão, produção eliciada e produção espontânea. Parte-se de perspectivas gerativistas, contudo, adotam-se pressupostos da Morfologia Distribuída (HALLE & MARANTZ, 1994; MARANTZ, 1997) e as propostas desenvolvidas por Embick (2004) e Alexiadou & Anagnostopoulou (2008) sobre os processos morfossintáticos existentes na derivação dos particípios. Assume-se que a dificuldade da criança com passivas eventivas não se deva à dificuldade desta em realizar movimento do argumento interno (BORER & WEXLER, 1987; WEXLER, 2001; HYAMS & SNYDER, 2005; 2014; entre outros), mas sim com a derivação do particípio passado, especificamente, o particípio eventivo. Os traços de telicidade, duratividade e estatividade aparentam possuir um papel determinante na compreensão de passivas eventivas pelas crianças no processo de aquisição, o que foi observado a partir dos resultados obtidos no primeiro estudo experimental discutido nesta dissertação: as crianças compreenderam melhor passivas eventivas télicas, durativas e não-estativas (passivas de accomplishments) do que passivas em que a combinação desses traços era diferente (passivas de achievements, estados e atividades). Não foi observado nenhum efeito quanto à ausência ou à presença do by-phrase, nem com relação ao verbo ser de ação ou de não-ação. Considera-se também que os estudos anteriores que verificaram que a criança tem dificuldades para compreender passivas não se atentaram para propriedades como a acionalidade. Com relação ao segundo estudo experimental, que investigou a produção eliciada de passivas, foi observado que a passiva eventiva não é a estrutura sintática escolhida pela criança. Já com relação aos dados de produção espontânea, os resultados mostram que a passiva estativa é a primeira passiva produzida pela criança, seguida da passiva resultativa e depois da passiva eventiva (que foi produzida em poucos casos). Vale ressaltar que as passivas estativas e resultativas só são permitidas com verbos considerados de accomplishment, ou seja, verbos que possuem tanto um estado quanto um resultado em seu evento.

Palavras-chave: Aquisição de linguagem; Língua portuguesa - Brasil - Sintaxe; Língua portuguesa - Brasil - Morfologia; Língua portuguesa - Brasil - Voz passiva.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.