Interação social em entrevistas televisivas eleitorais nas eleições presidenciais brasileiras de 2014

Lucas Gurgel

Orientador(a): Anna Christina Bentes da Silva

Mestrado em Linguística - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G962i

No presente trabalho, procuramos investigar o papel da mídia em entrevistas televisivas eleitorais com candidatos à Presidência da República nas eleições de 2014. Para isso, analisamos as ações desempenhadas pelos entrevistadores, os jornalistas William Bonner e Patrícia Poeta, então âncoras à época das entrevistas em agosto de 2014 do telejornal Jornal Nacional (doravante, JN), veiculado pela Rede Globo. Também analisamos as ações discursivas dos candidatos, como o atendimento ou não aos tópicos realizados pelos candidatos entrevistados, na ordem: Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Dilma Rousseff (PT), pastor Everaldo (PSC) e Marina Silva (PSB-Rede). Assumimos a noção de turno conversacional da perspectiva textual-interativa proposta inicialmente pelos sociólogos americanos H. Sacks, E. Schegloff e G. Jefferson em seu texto sobre o sistema de organização de tomada de turnos, uma das principais unidades de análise que nos apoiamos para sustentar essa dissertação. Para tanto, analisamos o par pergunta-resposta. Assumimos também a noção de tópico discursivo desenvolvida pelo conjunto de pesquisadores brasileiros estudiosos da organização textual-interativa, no âmbito do Projeto da Gramática do Português Falado (PGPF). O corpus selecionado para nossa pesquisa é composto pelas cinco entrevistas do JN com os candidatos, que somadas consistem em 1 hora e 15 minutos de fala. Outro conceito que adotamos é do gênero entrevista, definido por Fávero et al como uma criação coletiva, pois é o lugar em que os participantes constituem relações de dominância ou igualdade, convivência ou conflito. A partir de nossas análises, observamos que as entrevistas eleitorais podem ser consideradas como um tipo de contexto midiático estratégico devido (i) ao papel do entrevistador no controle da interação, especialmente por meio das ações de interrupção que reconfiguram o sistema de tomada de turnos nessas entrevistas; e (ii) ao modo como ocorre a gestão do tópico nas entrevistas, o que resulta em um desempenho prejudicado especialmente das candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva e um consequente favorecimento aos candidatos Aécio Neves, pastor Everaldo e Eduardo Campos.

Palavras-chave: Presidentes - Brasil - Eleições, 2014; Entrevistas em televisão - Brasil; Análise do discurso; Tópico discursivo; Análise da conversação; Âncoras (Telejornalismo); Interação social.