Indicadores de ciência e tecnologia : uma exploração da base de dados Google Scholar

Mariana Marquiori

Orientador(a): Marcelo Knobel

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M348i

A pesquisa pretende refletir sobre a questão do impacto na base de dados Google Scholar. Para isso, faz-se uma contextualização histórico-cultural sobre a ciência e seus avanços com intuito de compreender os aspectos políticos e culturais de cada época, situando o surgimento da área do conhecimento chamada de cienciometria. É abordado sua origem, seus usos e aplicações, mas essencialmente sua relação com a avaliação da ciência e também de cientistas. A cienciometria desenvolveu-se a partir dos avanços na área de informática, principalmente com o surgimento de bases de dados e com isso a possibilidade de analisar grandes volumes de informações. Os indicadores científicos baseados em métodos e métricas, tais como o fator de impacto e o índice h passaram a ser amplamente utilizados pelas instituições de fomento à pesquisa, subsidiando a tomada de decisão, embora ainda haja muito a ser aprimorado. Neste sentido, o propósito deste projeto é explorar a base de dados Google Scholar investigando suas funcionalidades e o impacto retratado na base para as três principais universidades paulistas: UNESP, UNICAMP e USP na área de humanidades.

Palavras-chave: Google Acadêmico; Banco de dados em linha; Indicadores de ciência; Pesquisa - Métodos estatísticos; Humanidades - São Paulo (Estado); Universidades e faculdades estaduais - São Paulo (Estado).