Resumo: O presente trabalho discute a intertextualidade entre a poesia de Ana Cristina Cesar e autores de língua inglesa, tendo como fio condutor a problemática da mulher no texto literário. A par-tir de reflexões filosóficas de autoras como Simone de Beauvoir e Luce Irigaray, se desenvol-ve o impasse da constituição negativa feminina, entendendo que uma possível saída para tal impasse se dê no entendimento da escrita intertextual de Ana Cristina Cesar a partir do viés da leitura feminina, diante de uma tradição majoritariamente masculina (como discutido por Sandra Gilbert e Susan Gubar). A partir das propostas de vampiragens (Maria Lucia de Barros Camargo) como imagem para pensar a escrita intertextual da poeta carioca, realiza-se a leitura e análise de seus textos em diálogo com obras de James Joyce, T. S. Eliot, Walt Whitman, e finalmente Emily Dickinson e Katherine Mansfield.
Palavras-chave: César, Ana Cristina, 1952-1983 - Crítica e interpretação; Poesia brasileira - História e crítica; Literatura comparada - Brasileira e americana; Literatura comparada - Brasileira e irlandesa; Intertextualidade; Feminismo na literatura; Mulheres na literatura.