Resumo: O presente estudo visa investigar os elementos dionisíacos presentes nas origens da tragédia grega, explorando o pressuposto de que tal gênero poético pode ter se desenvolvido de uma antiga performance coral associada aos cultos de Dioniso. Orientando-se através dos estudos referenciais dos autores Pickard-Cambridge (1927, 1953), Burkert (1966), Else (1957a; 1957b; 1967), Kerényi (2002), Lesky (1996a, 1996b, 1985), Sousa (2003), entre outros, a pesquisa tem o intuito de compreender o contexto de formação da arte trágica no século VI a.C., seguindo o pressuposto que considera Téspis o inventor do espetáculo trágico e investigando os ritos dionisíacos que eram praticados na Ática. Para cumprir tal propósito, realiza-se a análise das duas principais tradições, correntes na Antiguidade, que forneceram informações sobre as prováveis origens do drama trágico.
Palavras-chave: Dioniso (Divindade grega); Téspis; Antiguidades clássicas; Teatro grego (Tragédia) - História e crítica; Arte grega - História.