Os espelhos do jaguar e o que seus olhos viram na outra margem do rio : repensando o discurso científico sobre as línguas indígenas

Laísa Tossin

Orientador(a): Eduardo Roberto Junqueira Guimarães

Doutorado em Linguística - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - T639e

Nesta tese, faço uma extensa pesquisa documental e bibliográfica em acervos digitais de grandes universidades e arquivos públicos. Por isso, este trabalho se posiciona na História das Ideias Linguísticas, como uma História dos Conceitos. Portanto, usei o procedimento metodológico previsto por Reinhart Koselleck. Para o corpus foram escolhidas fontes primárias e textos clássicos. Para cada afirmação linguística presente nas fontes, foi apresentado um cenário histórico concreto. Para a interpretação dos textos, vali-me da Análise do Discurso, como proposta por Eni Orlandi. Para entender as relações entre o acontecimento histórico e as designações que se estabelecem como memórias discursivas posteriormente, usei categorias da Semântica do Acontecimento como elaboradas por Eduardo Guimarães. O que este tipo de interpretação demonstrou foi uma rigidez imperiosa de acomodar a realidade ao mesmo conjunto de categorias e conceitos. Examino a língua Tupi, ou Língua Geral, do ponto de vista da convivência multiétnica e multilíngue favorecida pelos aldeamentos e a escravidão simultânea de negros e brancos, e proponho que deste convívio teria surgido uma língua criola, com influências do Quimbundo, da língua de Angola e de línguas indígenas, mas onde não havia uma língua indígena homogênea e previamente existente no litoral do Brasil. O que serve de questionamento para o estabelecimento das famílias linguísticas com base na retenção lexical.

Palavras-chave: Línguas indígenas - Análise do discurso; Ideias linguísticas - História; Designação (Linguística); Semântica do acontecimento; Linguística - Pesquisa; Arquivos públicos - Brasil; Universidades e faculdades - Brasil.