Resumo: Esta tese tem o objetivo de analisar como são mobilizadas capacidades de leitura de textos de gêneros discursivos multissemióticos em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio, sendo uma composta também de Objetos Educacionais Digitais, verificando-se se essas capacidades auxiliam no desenvolvimento de letramentos tanto multissemióticos (multiletramentos) quanto críticos e protagonistas (MOITA-LOPES; ROJO, 2004, CERVETTI, PARDALES; DAMICO, 2001), no que tange à leitura de textos de gêneros multissemióticos. O objeto de pesquisa delimitado é o tratamento da leitura de textos multissemióticos em livros didáticos e em objetos digitais das coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático/2015 - Português Linguagens e Português Linguagens em conexão. Como base teórica, a pesquisa está sustentada pelas discussões do Grupo de Nova Londres (1996) e de Cope e Kalantzis (2000, 2009a) sobre multiletramentos e a multiplicidade de linguagens, Santaella (2001; 2012) sobre linguagens híbridas envolvidas na constituição de textos/enunciados, relações semânticas entre texto e imagem, multissemiose, conforme defendido por Rojo (2013a), dimensões verbo-visuais referenciadas por Brait (2013), significados multiplicativos em textos de gêneros multissemióticos como sugere Lemke (2010[1998]; 2009) e na perspectiva enunciativo-discursiva dos gêneros (BAKHTIN/VOLOSHÍNOV, 1981[1929]).A pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada e trata-se de um estudo documental (LANKSHEAR; KNOBEL 2008; LUDKE; ANDRÉ, 1986). Os resultados da análise mostram que, apesar de já ser possível vermos algumas incidências de textos gêneros multissemióticos nos livros didáticos do Ensino Médio, ainda são poucas as atividades de leitura relacionadas a esses gêneros. Além disso, essas atividades propostas para leitura ainda são, em grande maioria, pautadas na abordagem metacognitiva de leitura e pouco auxiliam no desenvolvimento de letramentos tanto multissemióticos (multiletramentos) quanto críticos e protagonistas no que tange à leitura. A análise permitiu também verificar que os objetos educacionais digitais de leitura configuram-se como testes interativos e não favorecem também o trabalho de leitura a partir dos letramentos críticos e protagonistas, sendo apenas complementações ao conteúdo dos livros impressos.
Palavras-chave: Língua portuguesa (Ensino médio) - Brasil - Estudo e ensino; Leitura (Ensino médio); Livros didáticos - Brasil; Multimodalidade (Linguística); Multiletramentos; Objetos de aprendizagem; Tecnologia educacional.