No 'Show da vida' há um (im)possível para a ciência? : (os efeitos de sentidos sobre o discurso jornalistico do Fantástico)

Silvio Pinto Anunciação Neto

Orientador(a): Marcos Aurelio Barbai

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - An89n

A questão norteadora desta dissertação buscou compreender quais os efeitos de sentidos que o discurso jornalístico do programa dominical Fantástico – o show da vida, da Rede Globo de Televisão, produz sobre a ciência. A partir do referencial teórico da Análise do Discurso (AD) de orientação francesa (Michel Pêcheux e Eni Orlandi), o principal objetivo do trabalho foi interpretar como a ciência do discurso do Fantástico se constitui, como ela é formulada e como circula num dos mais relevantes programas de televisão do país. O Fantástico está no ar, no formato de uma revista semanal eletrônica há 43 anos, sendo um dos programas mais antigos da TV brasileira ainda em exibição, e um dos primeiros do país a divulgar temas científicos. Constituíram o corpus da pesquisa três reportagens televisivas produzidas e exibidas pelo programa, em 2013, 2014 e 2015. Entre os principais apontamentos, as análises mostraram, de modo geral, uma ciência naturalizada e homogeneizada na sua relação com o histórico e com o simbólico. A genética, a ciência que está presente, majoritariamente, no discurso do Fantástico, é disseminada juntos aos telespectadores do programa como uma ciência inquestionável, capaz do impossível. O jornalismo sobre ciência do Fantástico aqui analisado não contribui para que haja gestos de interpretação sobre o fazer científico. Não há, portanto, socialização, nem historicização do conhecimento científico.

Palavras-chave: Fantástico (Programa de televisão); Telejornalismo - Brasil; Ciência na comunicação de massa; Análise do discurso.