Resumo

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Um nariz vermelho feito (de) mídia

Romulo Santana Osthues

Orientador(a): Cristiane Pereira Dias

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Os7n


Resumo:
Neste trabalho, concebo o nariz vermelho de palhaço como se fosse uma mídia (um dispositivo intermediador, uma tecnologia de linguagem), que é utilizada por certos artistas em seus espetáculos ou intervenções cênicas afetados pelo imaginário que regula a relação dos mesmos com seus repertórios diversificados e com seus espectadores. Com essa premissa e com base em recortes de depoimentos e apresentações dos artistas participantes desta pesquisa, busco compreender o funcionamento discursivo dessa pequena máscara e dos enunciados dos sujeitos que a vestem em três das distintas áreas da prática palhacesca: rua, hospital e circo-teatro. Fundamentado pelo dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso de origem francesa (AD), aqui, apresento gestos de leitura sobre os caminhos significantes, no interdiscurso da palhaçaria, que os palhaços Tico Bonito, Tubinho e os dos grupos Nariz de Cogumelo e Instituto HAHAHA percorrem com/frente aos seus públicos. Apoiado em entrevistas semiestruturadas realizadas com esses palhaços (e, em alguns casos, com seus coadjuvantes), exploro como eles interpretam a “relação palhaço-público”, tal que se diversifica em seus variados territórios de atuação – em condições de produção discursivas específicas –, e colocam o político em/para jogo de diferentes modos. Para as análises, além de trazer à baila a literatura consultada sobre a palhaçaria, debruço-me sobre os recortes das entrevistas e apresentações, refletindo a respeito do modo como os discursos sobre o palhaço e do palhaço fazem circular sentidos de palhaço que constituem uma sua ordem discursiva própria. Portanto, resultam desta pesquisa a compreensão sobre o imperativo do riso (e seus múltiplos efeitos) em operação nos discursos palhacescos, bem como o entendimento do duplo movimento de interpretação dos sujeitos na posição de palhaços cujos corpos e imaginários são conformados por uma máscara. Também é uma consequência deste trabalho perceber como as condições de produção (imediatas e conjunturais) de um espetáculo/intervenção de palhaços e a natureza de seus espectadores: 1) determinam o tipo de relação que os mesmos mantêm entre si; 2) estabelecem a relação com os sentidos de palhaço em circulação.

Palavras-chave: Palhaços; Nariz; Máscaras; Arte e tecnologia; Performance (Arte); Análise do discurso; Divulgação científica.

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