Visões de professores da rede pública sobre ensino de gramática da língua inglesa : um estudo Q

Léa Baltieri Inocêncio Furlan

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F978v

A pesquisa tem por objetivo identificar os pontos de vista, as preferências, as percepções de professores de inglês da escola pública estadual de Piracicaba e região sobre o ensino de inglês, com um foco no ensino da gramática da língua inglesa. Neste trabalho, os professores foram convidados a participar de coleta de dados que se deu pela Metodologia Q. A obtenção de dados aconteceu da seguinte forma: Os participantes realizaram a leitura de 52 afirmações (numeradas aleatoriamente) sobre ensino de gramática e outros aspectos a ele relacionados, então, decidiram se concordavam, discordavam ou se não tinham opinião formada sobre cada afirmação. Depois, foi requerido que justificassem, por escrito, o porquê da forte discordância e da forte concordância com certas afirmações. Foi requerido, ainda, que participantes respondessem a um questionário pessoal / profissional. Após a obtenção desses dados, fizemos análise estatística através do programa de computador PQ method (programa disponível gratuitamente emhttp://www.rz.unibwmuenchen.de/~p41bsmk/qmethod/) que agrupou os participantes em fatores (perfis) segundo a forma como reagiram às afirmações. O programa gerou gráficos e tabelas demonstrando o quanto os perfis são parecidos ou diferentes. Foram criados 04 fatores, ou seja, 04 perfis. Os perfis foram nomeados de acordo com suas características mais salientes. Perfil 01: “Foco da gramática” mostrou que tem um verdadeiro fascínio pelas estruturas gramaticais, o Perfil 02: “Foco na comunicação” é constituído por professores que colocam a comunicação/interação como algo central em suas aulas; Perfil 03: “Foco no papel do professor-mediador” mostrou ser constituído por professores ecléticos em suas escolhas metodológicas por seguirem orientações da era pós-método e Perfil 04: “Foco nas técnicas” é um perfil constituído por professores que se preocupam com as técnicas usadas em aula e, aparentemente, tiveram influência da abordagem comunicativa em sua formação. Analisamos e discutimos cada um desses perfis. Eles perfis demonstraram diferentes formas de enxergar a língua e o ensino, especialmente o da gramática. Esse estudo pode ser entendido como insumo para reflexividade docente, pois dá ao professor leitor a oportunidade de ampliação de sua consciência sobre sua atuação, o que pode vir a acarretar melhoria de ensino em sala.

Palavras-chave: Língua inglesa - Gramática - Estudo e ensino - Falantes de português; Professores de inglês - Piracicaba (SP); Escolas públicas - Piracicaba (SP); Metodologia Q.