Avaliação descritiva no ensino de Língua portuguesa : letramento profissional de professores da rede municipal de Campinas (SP)

Wladimir Stempniak Mesko

Orientador(a): Márcia Rodrigues de Souza Mendonça

Doutorado em Linguística Aplicada - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M561a

Esta pesquisa investiga a prática profissional denominada “descrição de saberes” de professores de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campinas (Brasil - SP). Trata-se de um tipo de avaliação descritiva que deve embasar o planejamento docente a partir da definição de “grupos de saber”, correspondentes aos “níveis de saberes” dos alunos. Nosso objetivo é compreender como se constitui a descrição de saberes enquanto letramento profissional, aqui entendido como prática socioinstitucional em que a atividade voltada ao trabalho depende do uso da escrita. Neste trabalho, oferecemos alguns parâmetros para a inteligibilidade (MOITA LOPES, 2006) desta prática a partir de seus componentes históricos, interacionais e linguístico-discursivos investigados, respectivamente, em documentos institucionais, discussões de professores e no conjunto das descrições de saberes dos anos finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa de 2015. Nossos dados foram produzidos a partir da atuação do pesquisador como coordenador pedagógico desta rede num período de seis anos, cargo que participa do desenho de políticas educacionais e de estratégias para sua implementação. Atravessando diferentes governos e atingindo a marca de dez anos de existência, tal inovação (SIGNORINI, 2007) continua impondo uma pauta de discussão sobre o sentido da avaliação descritiva para o trabalho pedagógico e as possibilidades de sua efetiva realização. Seus impasses e contradições confirmam a complexidade da prática de avaliação numa perspectiva sistêmica, particularmente evidente ao se tentar instituir uma avaliação mais formativa que classificatória, alinhada à busca por dispositivos de diferenciação pedagógica (PERRENOUD, 1999, 2000). Coerente a uma perspectiva crítica de pesquisa aplicada, estabelecemos relações de colaboração com os envolvidos para compreender e agir sobre a situação problematizada (KLEIMAN, 2001), de modo a oferecer uma contribuição ao aprimoramento deste sistema de avaliação descritiva e da política de formação docente para a descrição de saberes.

Palavras-chave: Letramento - Estudo e ensino - Campinas (SP); Professores de português - Educação (Educação permanente) - Campinas (SP); Língua portuguesa (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino - Avaliação; Escolas municipais - Campinas (SP).