Resumo

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A progressão dramático-narrativa de Sobre a infinidade do amor de Tullia d'Aragona

Daniela Santos

Orientador(a): Antonio Alcir Bernardez Pécora

Mestrado em Teoria e História Literária - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Sa59p


Resumo:
"Sobre a infinidade do amor", de 1547, atribuído a Tullia d’Aragona (Roma 1508?–1556) faz parte do corpo de diálogos escritos em língua vulgar, na península itálica, no século XVI, que introduziu uma dupla modificação frente à tradição dialógica. A primeira refere-se ao acréscimo dos aspectos lúdico e civil, próprio da arte da conversação; a outra corresponde ao cruzamento do gênero dialógico com o da comédia, resultando em cenas cômicas e reflexões filosóficas sobre o amor que se retroalimentam. Além disso, do modelo propriamente platônico de Tullia, desenvolve-se uma "forma" ou "modus tractandi" peculiar. O objetivo deste estudo foi realizar uma leitura dos recursos retórico-poéticos empregados na progressão dramático-narrativa da obra. No processo de análise, identificou-se o "modus digressivus" como o procedimento mais latente e que resgata a acepção retórica que aparece em fontes antigas e em Dante – enquanto técnica "utilis" e "pertinens". Verificou-se, assim, que o método de desvios e regressos em "Sobre a infinidade do amor" suspende ou adia a determinação teleológica, finalista do debate, em favor do prazer civil do encontro ou da companhia, que, no caso, ganha uma extensão particular para o espaço do erotismo. Contemplam-se a estrutura e o estilo da composição de Tullia, a partir dos tratados "Dalla Apologia dei Dialogi" (1574), de Sperone Speroni, e "Discorso dell’arte del dialogo" (1585), de Torquato Tasso. Circunscrevem-se duas discussões matriciais da época – a propósito da "res" privilegiada nos diálogos – acerca do amor, da graça e da beleza presentes no Quarto Livro de "O Cortesão" (1528), de Baldassare Castiglione, e na carta "Della bellezza e della grazia" (s/d), de Benedetto Varchi.

Palavras-chave: Aragona, Tullia d', ca.1510-1556. Sobre a infinidade do amor - Crítica e interpretação; Literatura italiana - História e crítica; Diálogo; Conversação; Digressão (Retórica).

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