Os dois mundos de Rayuela

Orientador(a): Cristina Henrique da Costa

Mestrado em Teoria e História Literária - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - R354d

O romance Rayuela do escritor argentino Julio Cortázar apresenta recursos retóricos para persuadir o leitor a realizar suas possíveis leituras. A fortuna crítica analisa a obra como um romance de estrutura aberta e que dá plena liberdade ao leitor. Diante disto, escolhemos fazer uma aproximação hermenêutica ao romance, propondo o estudo do encontro de dois mundos – o mundo da estrutura do texto e o mundo da liberdade do leitor. Na análise da mediação entre o autor e o leitor dessa obra, observamos que a inteligibilidade da dialética entre a configuração do texto e a refiguração realizada pelo leitor só é possível no ato da leitura, ou seja, na intersecção do mundo do texto e do mundo do leitor. A análise dessa intersecção se deu em dois níveis: o primeiro o da imaginação criativa – que se manifesta através dos símbolos da amarelinha, do mandala e do labirinto, assim como na própria estrutura narrativa como potência criadora do romance –, e o segundo, o da mobilização do leitor para o ato da leitura, que se manifesta na estrutura da obra como prescrição. Desta análise concluímos que os diferentes recursos retóricos persuadem o leitor a escolher, porém sua escolha nunca é uma opção plenamente livre, já que todas as possíveis leituras estão explícitas ou implicitamente prescritas no próprio texto. No entanto, sua liberdade se realiza durante o ato de leitura. Com isto concluímos em nossa análise que Rayuela não apresenta uma estrutura tão aberta como geralmente se afirma, porém a liberdade do leitor está condicionada ao ato de leitura. Em Rayuela, o ato de leitura é emancipador.

Palavras-chave: Cortázar, Julio, 1914-1984. Rayuela - Crítica e interpretação; Ficção argentina - História e crítica; Literatura - Estética; Metáfora; Escritores e leitores; Simbolismo na literatura.