Resumo: Neste trabalho, situado no âmbito da pesquisa qualitativa em Linguística Aplicada, tive por objetivo investigar – por meio de uma análise de orientação dialógica–,implicações e possibilidades emergentes e/ou decorrentes de apropriações discursivas que motivaram processos em que tecnologias digitais fizeram parte, ao longo de um semestre letivo, dos fazeres de um professor de inglês, em aulas de 8º e 9º anos, em uma escola de educação básica pública na região de Campinas. Com a minha participação ativa nesses processos, a investigação contou com duas etapas principais: na primeira, buscando apoio metodológico da Pesquisa-ação Participativa, estabeleci interações orais e escritas com o professor participante ao longo de um semestre letivo, dividido em fases que envolveram o planejamento, a ação e a discussão de fazeres para as suas aulas. Os enunciados decorrentes dessas interações, registradas com o auxílio de instrumentos disponibilizados pelas tecnologias digitais, constituem os dados da pesquisa. A seguir, a segunda etapa consistiu na análise desses enunciados orientada por um dispositivo teórico-analítico proposto a partir das noções de discurso; comunicação discursiva e apropriação discursiva, sob orientação das considerações de Bakhtin e seu Círculo. Dessa orientação advêm os conceitos de agência; autoria discursiva; polifonia; heteroglossia; cronotopo (indiciados na análise dialógica dos dados à guisa de categorias de análise) e de exotopia (conceito que perpassa todo o processo). Ademais, neste estudo aponto o olhar para a interface educação (em língua inglesa), sociedade e tecnologias a partir de uma orientação crítica e fundamentada no exercício da desconfiança. A discussão dos dados encaminha possíveis horizontes para o contexto da pesquisa que, a maneira de pontes construídas para encurtar a passagem por abismos, com vistas a uma educação linguística em língua estrangeira voltada à cidadania e à construção de uma sociedade mais justa, sejam vislumbrados pela ótica da Pedagogia do Possível.
Palavras-chave: Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 - Crítica e interpretação; Língua inglesa - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Falantes de português; Educação básica - Brasil; Ensino auxiliado por computador - Brasil; Tecnologia educacional; Dialogismo; Análise do discurso.