Apropriações de tecnologia digital em sala de aula : resistência e identificação

Davi Faria De Conti

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Co-orientador(a): Marco Antônio Garcia de Carvalho

Doutorado em Linguística Aplicada - 2017

Nro. chamada: TESE DIGITAL - D358a

O presente trabalho tem como tema as maneiras como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são apropriadas pelos sujeitos da educação em salas de aula de ensino formal. Seu problema de pesquisa é a conjugação de dispositivos digitais a práticas vinculadas ao ensino tradicional – que privilegiam a meta de transmitir conhecimento aos alunos – observada nas instituições escolares dedicadas ao Ensino Fundamental e Médio. Diante desse quadro, a pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar as apropriações de TDIC realizadas pelos sujeitos em cena na Educação Básica. Como forma de desenvolver essa discussão, delineamos os papéis desempenhados pelos sujeitos da educação nessa relação e observamos as maneiras como o imaginário sobre a tecnologia digital, sobre a instituição escolar, sobre o professor e sobre o aluno determinam essas apropriações. Privilegiamos metodologias qualitativas para compreender as sustentações simbólicas dos discursos sobre educação e sobre tecnologia em circulação atualmente. Sustentam nosso olhar os conceitos de sujeito, de formação discursiva e de condições de produção da Análise de Discurso Materialista que realizamos, que dialoga com a obra de Pêcheux e de Foucault. Propomos, assim, uma abordagem dinâmica da sala de aula e dos sujeitos envolvidos nesse entrelaçamento de práticas, considerando os determinantes estruturais desses elementos, mas também sua dimensão de acontecimento. Selecionamos dez escolas públicas em Campinas/SP para compor nosso material de análise. Como forma de expor as condições de produção dos fatos de linguagem nas relações que descrevemos nesta tese, trabalhamos com dados quantitativos, oriundos do Censo Escolar 2015 e de outros materiais disponibilizados pela instituição escolar para posicionar nossa análise diante da situação material dessas escolas. Nesses espaços, realizamos um trabalho de cunho etnográfico que envolveu observações de práticas pedagógicas as entrevistas semiestruturadas com professores, articulado com as propostas de Agar (1980) e Nunan (1997). Os recortes mais significativos do nosso material foram tratados como pistas para a elaboração de um quadro em que diferentes posições-sujeito determinam expectativas distintas diante do uso das TDIC em sala de aula, mas em que também há espaço para a surpresa, para a desidentificação e para o deslocamento. Como conclusão desse trabalho, foi possível apontar a maneira como o imaginário sobre as novas tecnologias e sobre os sujeitos da educação, além de uma cultura tradicional de aprender, participam como segmentos microfísicos do funcionamento institucional em que se estabilizam os usos de TDIC articulados à escola tradicional. Em linhas gerais, pudemos observar que o professor frequentemente contorna diretrizes institucionais através de apropriações ad hoc das TDIC, enquanto os estudantes apropriam-se também de dispositivos portáteis de maneiras diferentes das esperadas, frequentemente de modo clandestino. Trata-se de práticas de resistência ao funcionamento da educação tradicional que, muitas vezes, realiza-se através da identificação com o funcionamento de ferramentas digitais mais populares, como algumas redes sociais e aplicativos. Esses resultados permitem que problematizemos a fragmentação das práticas institucionais no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais em sala de aula, dando subsídios para a reflexão sobre apropriações que promovam desejáveis deslocamentos na educação formal.

Palavras-chave: Educação e tecnologia; Análise do discurso; Sujeito (Análise do discurso); Educação básica - Brasil; Ensino auxiliado por computador - Brasil.