Sentidos sobre mulheres e cidade em séries televisivas brasileiras

Valquiria Botega de Lima

Orientador(a): Mônica Graciela Zoppi Fontana

Doutorado em Linguística - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - L628s

Com base nos princípios e nos procedimentos da Análise de Discurso, tendo Michel Pêcheux e Eni Orlandi como referência dessa área, pesquisamos os modos de produção de (efeitos de) sentidos sobre mulheres e cidade em um material de pesquisa formado por três séries televisivas brasileiras. São elas: série Aline exibida pela Rede Globo nos anos de 2009 e 2011; série Antônia exibida pela Rede Globo entre os anos de 2006 e 2007; série Alice exibida pelo canal de TV por assinatura HBO-Brasil nos anos de 2008 e 2010. Observamos que essas séries mobilizam a discussão acerca do sujeito e do espaço urbano, não sendo qualquer sujeito e qualquer espaço urbano, é a mulher e a cidade paulistana ganhando visibilidade pela ótica da mídia televisiva. Dessa maneira, partimos da premissa de que as séries televisivas produzem interpretações sobre as mulheres e sobre a cidade de São Paulo, ou seja, são mulheres e cidade interpretadas. E considerando o conjunto de diferentes materialidades constitutivas dessa textualidade audiovisual, em nossa tese tomamos para análise, especialmente, a relação de sentidos estabelecida entre o verbal e o visual, investigando, respectivamente, as falas das protagonistas e os fotogramas veiculados nos episódios. Ao lado disso, perguntamos: que gestos de interpretação sobre a relação entre as mulheres e a cidade de São Paulo são produzidos e como são materializados nas/pelas séries televisivas Aline, Alice e Antônia? Questão de pesquisa que serviu de fio condutor, guiando-nos em todo o percurso. Por conseguinte, vimos que os gestos de interpretação são estruturados por uma regularidade de processo discursivo: a regularidade da relação de inscrição da cidade na mulher e da inscrição da mulher na cidade. Tomando esse processo discursivo como ponto de partida no investimento analítico, compreendemos que uma relação constitutiva entre mulher e cidade foi produzida, resultando no fato de a cidade e de as mulheres serem significadas juntas, não separadas. Cidade e mulheres enlaçadas em um efeito de uma fazer parte da outra. E a relação de inscrição também foi compreendida no movimento polissêmico, visto que mulheres e cidade não se inscrevem uma na outra de um único modo, pois a relação de inscrição é significada no interior de distintas e de determinadas discursividades.

Palavras-chave: Análise do discurso; Mulheres da cidade - Brasil; Mulheres - São Paulo (SP); Televisão - Seriados - Brasil; Significação (Linguística).