"I account this world a tedious theatre": a tragédia do teatro do mundo em John Webster

Renato Gonçalves Lopes

Orientador(a): Eric Mitchell Sabinson

Doutorado em Teoria e História Literária - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - L881i

Esta tese de doutorado propõe o estudo da dramaturgia inglesa do início do século XVII, especificamente no chamado período jacobino, enfocando na tragédia de John Webster (The White Devil e The Duchess of Malfi), um dos mais representativos do seu tempo. John Webster obteve certo reconhecimento em sua época e em diferentes produções ao longo do século XX e neste início do XXI, o que não sugere a apreciação ainda pouco compreendida nem sua ausência em pesquisas, como nas universidades brasileiras. Seu teatro contemporâneo sofre da recorrência de qualificativos tornados lugares-comuns da “bardolatria”, os quais são características não de um dramaturgo, mas de toda sua geração. Porém, a reflexão advinda de uma dramaturgia de aparente contradição (clássica e perversa) como é a jacobina, levanta questionamentos sobre a relação entre tantas cenas de horror ou sexualidade exacerbada e um teatro dominado por regras sociais, religiosas e literárias. Ao mesmo tempo, tais questões possibilitam a identificação de elementos que demonstrem suas qualidades dramatúrgicas, potencialidades cênicas e seu contexto de produção, e extraem deles temas e questões vistos como relevantes por parte da ampla crítica especializada atual. Destaca-se, nessa perspectiva, a recorrência de verdadeira metalinguagem cênica, ou metateatralidade, por meio de diferentes recursos (como a ‘peça dentro da peça’) de diversas funções dramáticas (como uma reflexão sobre a existência), os quais, inseridos em enredos que remetem àquele contexto fortemente religioso, revelam sua conexão com noções metafísicas, como providência divina e predestinação, dos debates ou disputas da teologia anglicana, ainda em formação no século XVII.

Palavras-chave: Webster, John, 1580?-1625? - Crítica e interpretação; Teatro inglês (Tragédia) - Séc. XVII; Metateatro.