Resumo

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A primeira pessoa envergonhada em Contemplação, de Franz Kafka

Tiago Basílio Donoso

Orientador(a): Fabio Akcelrud Durão

Mestrado em Teoria e História Literária - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - D719p


Resumo:

O intuito deste trabalho é lidar com a aporia da obra de Kafka, como exposta por Adorno: ao mesmo tempo em que reduz a distância estética, não permite a identificação do leitor. Essa contradição manifesta ainda outra, a de uma obra que é hermética e também livremente associada às mais diversas matrizes teóricas. Foi possível encontrar a origem desse dilema no próprio afeto essencial à obra de Kafka, o asco. Munido do asco, o leitor não consegue reconhecer aquilo que previamente já havia reconhecido, a incômoda semelhança com aquilo que lhe parece criticável. O constante movimento de repulsa e atração, tanto internamente quanto no procedimento de leitura, é obra de uma muito peculiar religação entre o capitalismo e sua origem, entre a consciência burguesa e a reforma teológica de que foi corolário. Se a Reforma da teologia cristã deu origem ao capitalismo enquanto cultura, em Kafka o capitalismo, e nomeadamente o indivíduo burguês, força o caminho reverso e faz ressurgir do trabalho, da sobriedade, da indiferença burguesas os rudimentos de uma teologia do capitalismo, com fundo protestante. A imagem que emerge desse religamento é tão incômoda, pela semelhança, que a recusamos pelo nojo. Desse modo, a análise feita aqui pode responder à aporia da aproximação e da distância, ao mesmo tempo em que evita o erro de leitura no qual os personagens de Kafka são vistos simplesmente como vítimas. Algozes e vítimas, os personagens de Contemplação se ocultam por trás da primeira pessoa que, envergonhada, se transforma em pronome indefinido.

Palavras-chave: Kafka, Franz, 1883-1924 - Crítica e interpretação; Classes sociais; Capitalismo; Ética cristã.

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