Estudo dialógico de um programa público-privado de formação continuada do professor de língua portuguesa

Shirlei Neves dos Santos

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Sa59e

Este estudo tem como tema a formação continuada no contexto do campo associacional civil privado do advocacy e fundacional em inter-relação com o campo público governamental. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a concepção de formação docente que fundamenta esse tipo de relação, tendo como objeto um programa de formação continuada de língua portuguesa formulado e realizado nessa dinâmica, a Olimpíada. O estudo foca a dimensão dialógico-ideológica dos autores do programa no periódico pedagógico denominado “Na Ponta do Lápis”, descrevendo sua estrutura geral, identificando seu princípio de organização e os seus gêneros discursivos constitutivos, bem como analisando o discurso institucional e as vozes sociais que o alinhavam no gênero editorial. A pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho dialógico, com base na perspectiva sócio-histórica e cultural dos Estudos Enunciativo-discursivos advindos de Bakhtin e o Círculo. Toma como corpus dados gerados em um levantamento de base documental composta, na primeira etapa, por vinte e seis números do periódico; na segunda, por dezenove enunciados no gênero editorial publicados a partir da oitava edição. No primeiro enfoque, busca-se a correlação entre portador, espaços e gêneros discursivos na organização temática da publicação e a permanência dos espaços e dos gêneros discursivos, bem como o seu grau de incidência no periódico como índice de sua relevância quanto aos objetivos pretendidos pelos autores em relação à formação docente. No segundo enfoque, busca-se na temática predominante nos enunciados configurados no gênero editorial as relações entre o discurso institucional e as vozes sociais que o constituem e a decorrência dessas relações na concepção da formação docente. O levantamento das seções e dos gêneros nelas situados mostra três ancoragens temáticas mais abrangentes estruturando o periódico, a saber, o conhecimento pedagógico, as ideias político-pedagógicas dos autores e o artístico. No agrupamento do conhecimento pedagógico, o discurso instaura-se na direção da pretensão à divulgação científica dos saberes de referência prescritos nos documentos oficiais de educação e ensino, à configuração desses saberes de referência em dicas/orientações didáticas, aos modos de registro do trabalho docente. Os gêneros do agrupamento pedagógico mostram a busca dos autores pela articulação de certos saberes teóricos de referência, em termos linguísticos e didáticos, prescritos nos currículos de língua portuguesa, a certo “saber-fazer” docente. A segunda etapa da análise centra-se na compreensão da dimensão política que fundamenta a Olimpíada. O levantamento aponta a defesa do modelo do programa como o principal motivo para o acontecimento dos enunciados publicados no periódico na forma do gênero editorial, destacando a defesa das seguintes dimensões do modelo do programa: o formato em grande escala como modalidade formativa, a competição ressemantizada como componente valorativa e a colaboração entre o público e o privado como componente política de efetivação da educação pública. As evidências apontadas pela análise do discurso institucional, urdido na tessitura dos enunciados do gênero editorial do corpus da pesquisa, mostram o programa Olimpíada como uma linha de ação educacional de concretização, em boa medida, de uma visão ideológica que se dá direção da centralização dos processos político-sociais e culturais. A análise evidenciou que o discurso autoral institucional busca criar uma cultura escolar e professoral pública mais receptiva aos valores do campo produtivo e ao modelo de sociedade a que é signatário, ecoando uma voz educacional alinhada a princípios educacionais neoliberais que têm como finalidade a formação do homem competitivo e colaborador. Os resultados obtidos na pesquisa podem contribuir com o posicionamento dos professores de demais sujeitos escolares no que respeita a escolhas, participação e definição dos conteúdos e da substância dos seus processos formativos.

Palavras-chave: Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil); Programa Escrevendo o Futuro; Parceria público-privada - Brasil; Professores de português - Educação (Educação permanente); Professores de português - Formação; Dialogismo.