Ciência do café : transferência de conhecimentos sobre ciência e tecnologia para o cafeicultor

Marcela Salazar Granada

Orientador(a): Germana Fernandes Barata

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G762c

São diversos os trabalhos desenvolvidos sobre comunicação rural, mas são poucos os que abordam a questão da divulgação científica em áreas rurais. Os estudos de divulgação científica geralmente estão focados no espaço urbano, subestimando o espaço rural, que é um área fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico, sobretudo em países em que a produção agrícola é responsável por importante parcela do Produto Interno Bruto (PIB). Brasil e Colômbia são os países com maior produção cafeeira da América Latina, e a percentagem do seu PIB agrícola, que corresponde a uma média de 23% para o Brasil e 22% para Colômbia, representa a soberania agrícola desses países. Considerando que esses países têm uma forte cultura agrícola, este trabalho realizou um estudo comparativo entre duas regiões produtoras de café do Brasil (Espírito Santo do Pinhal-SP) e da Colômbia (Chinchiná-Caldas), com o objetivo de saber como é o fluxo de informação na transferência de conhecimento sobre C&T no cultivo de café, das instituições de pesquisa para o cafeicultor, além de conhecer as demandas e a produção de conhecimento científico e tecnológico constituídos no campo. A hipótese que se coloca é que os agricultores são concebidos como simples receptores da informação, sem levar em conta que são atores fundamentais do processo de transmissão de conhecimento de C&T. Acredita-se, no entanto que, da parte do agricultor, exista resistência para mudar os modos de cultivo. As atuais alterações climáticas têm provocado transformações no cultivo de café, por isso elas se apresentam como um exemplo entre os atuais desafios para o agricultor, que deve conhecer a informação sobre C&T disponível como apoio para enfrentar o novo cenário climático mundial, e adaptar o cultivo às novas condições. Durante a realização desta pesquisa foram feitas entrevistas semiestruturadas com organizações de cafeicultores (cooperativas), pesquisadores e agrônomos de institutos de pesquisa e órgãos de extensão de cada país. A população amostrada foi constituída pelos diretores, dois cientistas (sendo um de cada país) e as assessorias de imprensa das instituições de pesquisa que fizeram parte da amostra desta pesquisa (IAC do Brasil e Cenicafé da Colômbia); os diretores, dois extensionistas e as assessorias de imprensa das instituições de extensão (CATI do Brasil e Comité de Cafeteros da Colômbia); os gerentes e um agrônomo das cooperativas localizadas nos lugares escolhidos como objeto de estudo (Cooperativa Coopinhal em São Paulo, Brasil, e Cooperativa de Caficultores de Manizales em Caldas, Colômbia); e quatro produtores (pequenos produtores de café), sendo um do Brasil e três da Colômbia. Comprovou-se que o modelo difusionista predomina na comunicação entre instituições e agricultor. Concluiu-se que ainda há muito para ser feito para que a divulgação científica seja incorporada às praticas cotidianas no espaço rural. Esta pesquisa deverá trazer para o debate a questão da divulgação científica que ocorre no campo, onde a informação científica e tecnológica é estratégica para a produção e para a tomada de decisões nas quais há diferentes atores envolvidos.

Palavras-chave: Cafeicultores - Brasil; Cafeicultores - Colômbia; Divulgação científica; Comunicação no desenvolvimento rural; Extensão rural; Gestão do conhecimento.