Resumo

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Polêmica em torno de dislexia : um caso de interincompreensão

Patrícia Aparecida de Aquino

Orientador(a): Sírio Possenti

Doutorado em Linguística - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Aq56p


Resumo:
Analisamos, da perspectiva da Análise de Discurso Francesa, um espaço discursivo polêmico que envolve dois posicionamentos em torno daquilo que alguns nomeiam dislexia: os erros de crianças em fase de aquisição da escrita. Por um lado, há o discurso que utiliza argumentos relacionados à educação e à linguística (que nomeamos E/L), cujos enunciadores encaram os erros como constitutivos do processo de aquisição da escrita e, por outro, o discurso no qual os argumentos estão relacionados à saúde e à medicina (que nomeamos S/M), enunciado por aqueles que veem os erros como distúrbios de aprendizagem. Os enunciadores de ambos os posicionamentos assumem, com frequência, que se trata de um tema polêmico e recorrem a argumentos que, em geral, dialogam não com o Outro, mas com seus simulacros – característica dos discursos polêmicos – e que, outras vezes, desconsideram o Outro, em uma espécie de apagamento, de um não-diálogo. Essa polêmica existe há mais de um século e tem sido recentemente acirrada no Brasil, por exemplo, com o lançamento, por parte do Conselho Federal de Psicologia, de uma campanha contra o uso excessivo de medicamentos cuja finalidade seria melhorar o desempenho escolar de crianças e adolescentes; com a tramitação do projeto de lei 7081 2010, que dispõe sobre o diagnóstico e tratamento da dislexia e do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na Educação Básica; e com a instituição do “Dia Nacional de Atenção à Dislexia” (dia 16 de novembro) – LEI Nº 13.085, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 08 de janeiro de 2015. Analisamos a polêmica com base na proposta de análise de discurso de Maingueneau (1984) e a relacionamos às formas de manifestação dos mecanismos disciplinares, de Foucault (1973 e 1975). Além disso, procuramos conhecer melhor a interação entre esses posicionamentos discursivos e a compreensão dessa polêmica por alguns dos sujeitos diretamente afetados por ela: os familiares das crianças diagnosticadas como disléxicas e os profissionais que lidam com as dificuldades das crianças e ou com os diagnósticos: professores alfabetizadores, psicopedagogos e fonoaudiólogos.

Palavras-chave: Dislexia; Crianças disléxicas; Aquisição da escrita; Semântica; Análise do discurso; Polêmicas; Intercompreensão (Linguística).

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