Novos letramentos, novas práticas? : um estudo das apreciações de professores sobre multiletramentos e novos letramentos na escola

Ana Amélia Calazans da Rosa

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Doutorado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - R71n

A pesquisa tem como objetivo geral conhecer e compreender questões de formação de professores para práticas de multiletramentos e novos letramentos ligadas ao curso à distância de Especialização em Língua Portuguesa RedeFor (2010-2011 e 2011-2012). Mais especificamente, realizamos um estudo da influência da disciplina LP-005 “Multiletramentos, linguagens e mídias” nas apreciações de valor dos professores cursistas acerca da integração dos multiletramentos e das tecnologias digitais ao currículo escolar. A perspectiva teórica-metodológica adotada é baseada nos estudos dos Letramentos como práticas socioculturais, com ênfase nos Novos Letramentos e na Pedagogia dos Multiletramentos. Para compor nosso corpus de pesquisa, os dados foram gerados em três etapas: o conteúdo ambientado da disciplina LP-005; o fórum de discussão cujo tema remetia à incorporação de tecnologias digitais em atividades escolares comuns; e o conjunto de Trabalhos de Conclusão de Curso qualificados para defesa. A metodologia de tratamento de dados e de construção de categorias analíticas é qualitativo-interpretativista. Para a construção dos dispositivos de análise, baseamo-nos na concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin, nas categorias de modalização linguística como procedimento discursivo e nas categorias analíticas construídas a partir das noções básicas que atuam como fundação das teorias de Multiletramentos e Novos Letramentos. Os resultados do estudo revelam que o formato tradicional do curso RedeFor atua como uma força centrípeta que dificulta a abertura necessária para a integração apropriada e criativa de novas práticas ao contexto escolar. Essa dinâmica formativa contribui para que as apreciações valorativas dos professores permaneçam no âmbito dos letramentos convencionais e/ou próprios de práticas da Web 1.0. A discussão dos resultados sugere que o enfrentamento dos desafios de integração dos multiletramentos e novos letramentos à cultura escolar é muito mais complexo que a distribuição de dispositivos digitais e o treinamento técnico-teórico de professores. Para problematizar essa questão, trazemos a reflexão sobre Web currículos como uma alternativa para transformar a dinâmica curricular e expandir as possibilidades de implementação de práticas híbridas na escola. Em um contexto cada vez mais complexo para a educação, esta pesquisa busca contribuir com a produção de conhecimentos relevantes para a área de formação de professores. Para pesquisa futuras, sugerimos a necessidade da ampla problematização do papel do currículo nas iniciativas de integração de novas tecnologias a contextos escolares formais.

Palavras-chave: São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Programa Rede São Paulo de Formação Docente; Professores de português - Formação; Letramento - Estudo e ensino (Pós-graduação) - São Paulo (Estado); Língua materna - Estudo e ensino; Ensino fundamental - São Paulo (Estado) - Currículos.