Resumo: Esta pesquisa foi realizada a partir do acompanhamento fonoaudiológico longitudinal de quatro sujeitos portadores de Transtorno do Espectro Autista/Autismo Infantil, no contexto da Equoterapia, sob a perspectiva teórica da Neurolinguística Discursiva (ND). O escopo teórico da ND recobre os estudos desenvolvidos por Vygotsky e Luria, por um lado, e Coudry e outros linguistas que consideram o sujeito por outro. Completa tal fundamentação teórica Wallon, Merleau-Ponty e Desjardins, cujos estudos implicam a relação entre corpo, sistema sensorial, fala e linguagem. A prática da Fonoaudiologia no contexto da Equoterapia exige do profissional uma mudança de paradigma quanto à concepção de corpo que envolve os aspectos perceptivo/sensorial, discursivo, social e histórico, já que o movimento tridimensional do cavalo age sobre o corpo da criança, influenciando-o como um todo a partir dos sistemas sensorial e vestibular. O presente estudo focaliza, portanto, o trabalho com a linguagem na interdisciplinaridade entre a Fonoaudiologia, a Equoterapia e a ND, corroborando esta última como um aporte teórico norteador do acompanhamento de crianças portadoras de TEA/Autismo Infantil no contexto da Equoterapia. Faz parte ainda do presente estudo uma análise dirigida aos pressupostos que regem o trabalho com a linguagem na área da Equoterapia.
Palavras-chave: Fonoaudiologia; Neurolinguística discursiva; Equitação - Uso terapêutico; Crianças com transtorno do espectro autista; Corpo humano e linguagem.