Fala, leitura, escrita e o computador : práticas digitais de linguagem

Alline Mayumi Ribeiro Kobayashi

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Mestrado em Linguística - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - K792f

Com o objetivo de refletir sobre o papel da tecnologia em atividades de linguagem, este estudo percorre os 4 anos do acompanhamento longitudinal de RM, criança com “dificuldades escolares”, que frequentou o Centro de Convivência de Linguagens no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (CCazinho/IEL/Unicamp). A análise da relação sujeito-linguagem-tecnologia é feita a partir de um duplo olhar: fundamenta-se teórica e metodologicamente na Neurolinguística Discursiva (ND), bem como em conceitos da área de Interação Humano-Computador (IHC). Nos dados analisados, observa-se a atuação do computador enquanto mediador coadjuvante (FREIRE, 2011a) nas atividades linguísticas propostas. Focalizam-se os momentos nos quais, a partir do contato com a interface (hardware e software), RM questiona, reflete e atua com e sobre a linguagem, ou seja, realiza uma atividade epilinguística (COUDRY, 1986/1996) e, às vezes, metalinguística. Ao longo da dissertação, apresenta-se o trabalho realizado no CCazinho e os conceitos chave da ND para compreender os processos linguísticos e cognitivos da criança que estão em curso – sobretudo quando realiza atividades de fala, leitura e escrita mediadas pelo uso do computador. Tais conceitos são: a concepção abrangente de linguagem (a partir de Franchi [1977], Coudry [1986/1996], Possenti [1986/2001], Geraldi [1991/2003]), o conceito de mediação de Vygotsky (1979/2007), o modelo de cérebro dinâmico de Luria (1976) e o Aparelho de Linguagem formulado por Freud (1891/2013). A partir dos conceitos da ND, transita-se brevemente pela história da IHC buscando aproximações entre a ND e a IHC na concepção de sujeito e interação. Espera-se, com este trabalho, trazer novas reflexões tanto para o professor/cuidador/investigador interessado na aquisição e uso da leitura e da escrita quanto para desenvolvedores de softwares educacionais que dizem respeito à linguagem.

Palavras-chave: Neurolinguística; Interação humano-computador; Tecnologia educacional; Ensino auxiliado por computador; Aquisição de linguagem; Leitura - Estudo e ensino; Escrita.