Resumo

Versão para impressão
Objetos de aprendizagem para ensino de literatura em repositórios públicos brasileiros

Marly Aparecida Fernandes

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Doutorado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F391o


Resumo:
Inserido no campo aplicado dos estudos da linguagem, este trabalho está voltado, primeiramente, para compreender em maior profundidade algumas das características dos objetos de aprendizagem e as funcionalidades dos repositórios de objetos de aprendizagem. Nosso interesse particular é verificar a dimensão pedagógica desses objetos e as possibilidades de uso significativo de repositórios públicos para ensinar literatura no Ensino Médio. Esta investigação está embasada numa metodologia qualitativa e interpretativista de análise de dados, incluindo, outras abordagens também necessárias. Os dados são extraídos de um corpus formado por 485 objetos de aprendizagem indicados ao ensino de literatura no Ensino Médio em dois repositórios públicos brasileiros. A base teórica desta pesquisa adota alguns conceitos essenciais sobre multiletramentos: available design, designing, re-designed, mimesis, synthesis, reflexivity (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) que contribuem para as reflexões ao longo das análises na compreensão dos conteúdos dos objetos de aprendizagem e dos modelos (designs) de aprendizagens para ensino de literatura. As perspectivas dos novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011 [2007]) colaboram também para tentar compreender outras mentalidades e mudanças de posturas para ensinar literatura utilizando esses objetos de aprendizagem desses repositórios públicos. As análises revelam que esses dois repositórios públicos brasileiros são iniciativas relevantes para o contexto brasileiro de Ensino Médio, entretanto, há necessidade de outras discussões mais amplas e consistentes, que objetivem avanços mais expressivos em relação às propostas de ensinar literatura com o uso de objetos de aprendizagem.

Palavras-chave: Repositórios institucionais - Brasil; Objetos de aprendizagem; Letramento - Estudo e ensino (Ensino Médio) - Brasil; Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino; Multiletramentos.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.