Resumo

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Um estudo exploratório e propositivo sobre avaliação de aplicativos móveis para aprendizagem de línguas

Natasha Guimarães Konopczyk Maluf Farhat

Orientador(a): Cláudia Hilsdorf Rocha

Mestrado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F225e


Resumo:
Marcado por bases qualitativas e interpretativistas, este trabalho, de cunho exploratório, teve como objetivo central criar um conjunto de critérios voltado para a avaliação de aplicativos de aprendizagem de línguas. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca das teorizações e pesquisas que envolvem aprendizagem móvel e uso de aplicativos na aprendizagem de línguas. As teorizações sobre aprendizagem móvel no campo de línguas estrangeiras (SHARPLES, 2011; PEGRUM, 2014, entre outros) e as teorias que embasam a ideia de multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000; ROJO, 2009) e novos letramentos, serviram como aporte teórico-analítico para este trabalho, além de auxiliarem na elaboração dos critérios de avaliação citados. Para atingir os objetivos colocados para esse estudo, foram utilizados, a partir de uma análise crítica, critérios elaborados pelos autores McQuiggan; Kosturko; McQuiggan e Sabourin (2015), para a análise de aplicativos móveis. Posteriormente, foi realizada a análise de um aplicativo, a saber, Babbel, para o nível iniciante na versão gratuita, o qual foi utilizado pela pesquisadora como meio de aprendizagem de uma língua estrangeira. Essa experiência de uso do aplicativo serviu também como base de análise para a elaboração dos critérios avaliativos propostos nesse estudo. Os resultados desta pesquisa evidenciam um caráter demasiadamente gramaticalista e comportamentalista em relação à aprendizagem de LE, no que se refere às atividades propostas pelo aplicativo analisado, bem como um distanciamento dessas propostas e as expectativas da usuária do aplicativo, principalmente no que se refere à limitação deste em possibilitar situações e contextos de aprendizagem de ordem mais situada e com um caráter mais desafiador (SHARPLES, 2005, 2011; PEGRUM, 2014).

Palavras-chave: Línguas - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros; Aprendizagem; Software de aplicação - Avaliação; Tecnologia educacional; Ensino auxiliado por computador; Computação móvel; Multiletramentos.

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