Resumo: O presente estudo propõe a investigação e análise das características do game The Legend of Zelda: Ocarina of Time, tendo em vista a natureza dos processos de leitura e produção de sentido que são realizados enquanto o jogamos. Para isso, nos valemos do conceito de literatura ergódica de Aarseth, do conceito de multiletramento e de outros aportes teóricos relevantes para o estudo do objeto, tais como a noção bakhtiniana de arquitetônica e gênero discursivo. Essas tipologias foram utilizadas para analisar e interpretar um episódio do RPG de console The Legend of Zelda: Ocarina of Time, submetido aqui a uma metodologia mista de análise documental e diários de pesquisa do autor desta dissertação. Os resultados parecem evidenciar que a leitura que um sujeito faz de um jogo pode ser descrita por diagramas como um rizoma labiríntico previsível e orientado pela programação do game, porém também é passível de reestruturação e desalinho de acordo com as escolhas subjetivas tomadas durante a leitura.
Palavras-chave:
Legend of Zelda (Jogo); Multiletramentos; Literatura eletrônica; Vídeo games; Jogos de fantasia; Gêneros discursivos.