Letramentos e projetos colaborativos no ensino de língua inglesa do ProFIS

Luciana Vasconcelos Machado

Orientador(a): Cláudia Hilsdorf Rocha

Mestrado em Linguística Aplicada - 2016

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M18L

Na atualidade, o inglês assume o papel de língua hegemônica e a condição de produto cultural, político e econômico, fortalecendo o caráter colonizador e instrumentalista do ensino dessa língua nos mais variados segmentos. No contexto universitário, direcionamentos de ordem utilitária, voltados às demandas do mercado, têm restringido o foco do processo educativo à leitura e à escrita, privilegiando visões gramaticalistas, reducionistas e acríticas (ROCHA, 2013), orientada predominantemente pelo paradigma da mímese (KALANTZIS; COPE, 2008). Com base em Benesch (2010), considero que o ensino de língua inglesa na universidade deva ser repensado, a fim de apresentar-se desestabilizador, transformador e mais aberto à diversidade de linguagens e de culturas. Motivada pelos potenciais impactos da globalização nas práticas de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, focalizando especialmente as práticas que envolvem os letramentos, me propus, nesta dissertação, a investigar o cenário das aulas de uma das turmas da disciplina de Língua Inglesa III, ministradas ao longo do primeiro semestre de 2014 no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS-UNICAMP). Apoiada em uma visão discursiva de linguagem (BAKHTIN (2003 [1979]) e sociocultural de aprendizagem (VIGOTSKI, 2007 [1984]), pressuponho que perspectivas pedagógicas atreladas aos (multi)letramentos (KALANTZIS; COPE, 2005 [2000]) e à ideia de projetos colaborativos (ALCÂNTARA et al, 2004, entre outros) podem contribuir positivamente para a aprendizagem de inglês no contexto focalizado a partir do fortalecimento da agência e da criticidade. A proposta pedagógica da mencionada disciplina envolveu a elaboração de um site bilíngue (português-inglês) voltado a problematizar e apresentar o ProFIS à comunidade universitária e ao público externo. Para tal, a plataforma Wix foi utilizada, sendo a rede social Facebook escolhida para a comunicação. Esses ambientes são tomados na pesquisa como objetos de investigação. Os objetivos do estudo, de natureza qualitativa e cunho etnográfico (ANDRÉ, 2013), voltaram-se à análise de como foi oportunizado o trabalho com letramentos nesse contexto e como o processo educativo instaurado evidencia-se crítico e participativo. Para complementar esta ideia, investiguei também as percepções discentes sobre sua aprendizagem e participação no projeto. Como principais resultados é possível destacar a visão positiva dos alunos frente à experiência e o aparente fortalecimento de letramentos digitais, acadêmicos e em língua inglesa no processo. Além disso, foi também possível identificar que mesmo com propostas que potencialmente mobilizam o letramento crítico, algumas características do projeto desenvolvido ainda esbarram em práticas tradicionais de ensino.

Palavras-chave: Programa de Formação Interdisciplinar Superior; Letramento - Estudo e ensino (Superior) - Brasil; Língua inglesa - Estudo e ensino (Superior) - Falantes de português; Práticas colaborativas de escrita.